May 01, 2015
1 min read
Save

Tratamento de pulsação térmica pode melhorar as glândulas meibomianas em pacientes de catarata

O tratamento de pulsação térmica da disfunção da glândula meibomiana em pacientes de cirurgia de catarata pode melhorar a função da glândula e o conforto ocular, de acordo com uma apresentação.

O Dr. Mitchell A. Jackson discutiu um estudo prospectivo e randomizado comparando 32 olhos que receberam tratamento de pulsação térmica de 12 minutos antes da cirurgia de catarata em relação a 30 olhos correspondentes não tratados para avaliar a melhoria da função da glândula e o conforto ocular em pacientes com disfunção da glândula meibomiana. Os olhos foram avaliados no 1º mês e aos 3 meses após a cirurgia de catarata. Indivíduos não tratados então receberam o tratamento de pulsação térmica aos 3 meses e foram acompanhados aos 4 meses.

A classificação média de secreção da glândula meibomiana no grupo tratado melhorou de 8,3 ± 3,3 na referência basal para 20,9 ± 9,8 aos 3 meses. A classificação média no grupo não tratado era de 8,4 ± 2,7 na referência basal e de 11,6 ± 5,1 aos 3 meses; 1 mês após o tratamento de interligação a classificação melhorou para 19,2 ± 11,4.

Com base na classificação SPEED, os sintomas de olho seco foram reduzidos de 6,9 ± 2,8 na referência basal para 4,4 ± 3,8 no grupo tratado aos 3 meses. A classificação SPEED média no grupo não tratado era de 6,3 ± 3,6 na referência basal, 9,7 ± 5,5 aos 3 meses e de 6,7 ± 5,7 1 mês após o tratamento de interligação.

“Este estudo dá suporte à importância de um estudo maior sobre o tratamento da disfunção da glândula meibomiana com pulsação térmica em pacientes de cirurgia de catarata”, afirmou Jackson.

Divulgação de informações: Jackson informou que recebe fundos para pesquisa da TearScience.