Transplante de camada de Bowman adia a necessidade de PK e DALK
Um enxerto de camada de Bowman destinado a reduzir o ceratocone avançado pode adiar a necessidade de uma ceratoplastia penetrante [PK] ou de ceratoplastia lamelar anterior profunda [DALK], de acordo com um palestrante.
A técnica de enxerto foi avaliada em um estudo conduzido pela Dra. Korine van Dijk e colegas no Netherlands Institute for Innovative Ocular Surgery (NIIOS).
“Quando a córnea se torna muito fina ou inclinada e mais ceratocônica, as novas opções de tratamento (por exemplo, a interligação do implante do segmento de anel corneano intraestromal) podem não ser mais possíveis. Desta forma, hoje, os casos de ceratocone avançados são simplesmente deixados progredir com a possibilidade de eventualmente necessitar de transplante da córnea”, afirmou van Dijk. “O que faltava até agora era uma forma de deter a ectasia nos casos de ceratocone avançado.”
O estudo incluiu 22 olhos de 19 pacientes com ceratocone progressivo que não eram elegíveis para a interligação ou para os segmentos de anel corneano intraestromais. Foi conduzido o implante estromal intermediário de uma camada de Bowman de doador. A técnica foi relatada na JAMA Ophthalmology.
O acompanhamento médio foi de 21 meses e os olhos foram avaliados em relação à melhor acuidade visual corrigida, à tomografia da córnea e às complicações.
As complicações intraoperatórias incluíram dois casos de perfuração da membrana de Descemet em dois olhos; no pós-cirúrgico não houve complicações. Não houve alteração na densidade celular endotelial após a técnica.
“Todos os olhos incluídos mostraram uma clara progressão antes/após a cirurgia. No primeiro mês vimos um achatamento da córnea, o qual foi seguido pela estabilização até os 2 anos após a cirurgia”, afirmou ela.
Embora a acuidade visual corrigida por óculos tenha melhorado significativamente (P < 0,001), a acuidade visual corrigida por lentes de contato permaneceu estável, disse van Dijk.
O transplante de camada de Bowman pode reduzir e estabilizar a ectasia da córnea em olhos com ceratocone avançado progressivo e que tenham baixo risco de complicações, desta forma potencialmente adiando a necessidade de PK ou DALK, segundo van Dijk.
- Referência:
- Van Dijk K, et al. JAMA Ophthalmol. 2014;doi:10.1001/jamaophthalmol.2013.5841.
Divulgação de informações: Van Dijk informa não ter interesses financeiros.