November 01, 2015
1 min read
Save

CLASS produz resultados promissores em longo prazo para pacientes de glaucoma

Os resultados de 5 anos da cirurgia de esclerotomia auxiliada por laser CO2 [CLASS] mostraram taxas mais baixas de PIO e de complicações em pacientes de glaucoma de ângulo aberto, de acordo com um palestrante aqui.

“A CLASS é simples de executar e possui uma curva de aprendizado curta. Isso é muito importante. Os resultados em longo prazo se provaram de alta segurança e com redução significativa no número de medicamentos. A eficácia em longo prazo demonstrou redução significativa da PIO”, de acordo com a Dra. Noa Geffen.

O estudo prospectivo multicêntrico de braço único inclui 111 pacientes com glaucoma de ângulo aberto primário ou glaucoma de pseudoexfoliação submetidos à cirurgia de esclerotomia auxiliada por laser CO2 (CLASS). A cirurgia foi executada com o sistema IOPtimate (IOPtima).

A PIO média foi reduzida de 25,8 mm Hg antes da cirurgia para 13,5 mm Hg, 14,2 Hg e 14,3 Hg em 1 ano, 3 anos e 5 anos do pós-cirúrgico, respectivamente. O número médio de medicações foi reduzido de 2,41 antes da cirurgia para 0,5, 0,7 e 0,8 em 1 ano, 3 anos e 5 anos do pós-cirúrgico, respectivamente.

Noa Geffen

“No primeiro dia do pós-cirúrgico houve uma redução significativa na pressão, depois estabilizou e permaneceu assim por 5 anos”, afirmou Geffen.

A taxa de sucesso em 1 ano, 3 anos e 5 anos foi de 78,5%, 84,8% e 86,4%, respectivamente.

Os pacientes submetidos ao procedimento CLASS tiveram uma taxa de complicação de 39,8% aos 5 anos, comparada a 63% nos pacientes submetidos à trabeculotomia no estudo tubo x trabeculotomia.

Divulgação de informações: Geffen informa que os estudos foram suportados em parte por fundos da IOPtima.