Cirurgião: aberrometria intraoperatória um passo mais próxima de resultados similares aos do LASIK
Palestrante discute seus pontos de vista sobre o uso da aberrometria intraoperatória.
Os benefícios da aberrometria intraoperatória são que o sistema auxilia a confirmar a potência da LIO, possui uma exibição contínua dos dados refrativos e está um passo mais próxima de resultados similares aos do LASIK para a cirurgia de catarata, afirmou o Dr. Sumit “Sam” Garg.
Ao utilizar a aberrometria intraoperatória pela primeira vez, Garg recomendou que os cirurgiões iniciem com olhos normais, certifiquem-se de que a córnea está limpa, encham o olho com viscoelástico e, inicialmente, utilizem um tonômetro de Barraquer (Ocular Instruments).
“Recomendo utilizar o tonômetro de Barraquer para ter uma noção de onde você quer que a pressão esteja, ao redor de 25 mm Hg. Depois de fazer isso, pode utilizar seu dedo para apalpação. Funciona muito bem”, afirmou Garg.
Para o alinhamento tórico, Garg baseia-se nas leituras afácicas e utiliza o sistema ORA com o VerifEye (Alcon Laboratories).
“Utilizo o VerifEye no ajuste fácico para visualizar onde está o eixo inclinado antes da minha incisão, no pré-operatório e antes de fazer qualquer coisa no olho, sem na verdade fazer uma medição, e ele dirá onde está o eixo inclinado, de modo que você possa fazer sua incisão lá”, disse Garg.
Garg também recomendou que os cirurgiões façam múltiplas medições e se certifiquem de que a superfície esteja seca.
Divulgação de informações: Garg não tem interesses financeiros relevantes a serem divulgados.