July 01, 2013
1 min read
Save

Plano de eliminação da oncocercose quase concluído nas Américas

De acordo com um relatório emitido pelos U.S. Centers for Disease Control and Prevention, a transmissão da oncocercose (ou cegueira do rio), foi interrompida ou eliminada em quatro dos seis países nas Américas nos quais ela tem sido a longo tempo um problema de saúde pública.

“A administração de medicamentos em massa (AMM) para controlar a transmissão tem sido bem-sucedida em 11 das 13 áreas geográficas onde a doença foi alvo para eliminação”, declarou o CDC no relatório.

Em 1991, a Organização Pan-americana de Saúde tomou a resolução de eliminar a oncocercose das Américas e foi lançado o Programa de eliminação da oncocercose nas Américas. A estratégia principal envolveu a AMM de ivermectin a cada 6 meses com educação de saúde e mobilização comunitária em todas as populações afetadas dos 13 focos endêmicos nos seis países afetados, relatou o CDC.

Os países-alvo incluem Venezuela, Brasil, Guatemala, México, Equador e Colômbia.

“Em 2013, somente 4% (23.378) das 260.911 pessoas originalmente em risco nas Américas estarão sob a AMM de ivermectin”, de acordo com o CDC. “A transmissão nas Américas agora continua somente entre comunidades indígenas Ianomâmi isoladas vivendo na floresta amazônica entre o Brasil e a Venezuela.

“A eliminação da oncocercose agora é provável nas Américas nos próximos anos devida aos esforços contínuos dos países endêmicos e dos seus parceiros de saúde global”, concluiu o CDC. “Este sucesso demonstra a viabilidade da eliminação e oferece as lições aprendidas para que os países afetados na África movam-se do controle da doença parasítica para sua eliminação”. – por Nancy Hemphill, ELS