July 01, 2013
1 min read
Save

Faco-trab e faco-AIT produzem resultados similares aos 2 anos

Aos 2 anos, os resultados dos pacientes foram comparáveis após a trabeculectomia de facoemulsificação (ou faco-trab) ou após a trabeculectomia ‘ab interno’ de facoemulsificação (ou faco-AIT), de acordo com um palestrante aqui. Após 2 anos, entretanto, o sucesso da faco-trab foi superior.

“Formulamos a hipótese de que haveria maior efeito ou taxa de sucesso com a faco-trab, mas maior segurança com a faco-AIT”, declarou o Dr. Douglas J. Rhee.

Em um estudo retrospectivo de pacientes com glaucoma de ângulo aberto, 50 pacientes foram submetidos à faco-trab e 156 pacientes foram submetidos à faco-AIT. Os olhos foram escolhidos para um procedimento combinado se a PIO estivesse controlada, mas exigia mais de três medicamentos anti-glaucoma ou se a PIO não estava na faixa alvo.

Usando o critério de sucesso TVT, os pacientes da faco-trab tiveram PIO menor em todos os pontos de tempo a partir dos 3 meses até os 3 anos, disse Rhee. Não houve diferenças nas complicações intraoperatórias entre os grupos; as complicações que ocorreram intraoperatoriamente estavam na maioria relacionadas à facoemulsificação, declarou Rhee.

Douglas J. Rhee

Quando o micro-hifema foi excluído como uma complicação, entretanto, a faco-trab teve uma taxa de complicação precoce estatística significativamente maior, disse Rhee.

Tanto a faco-trab como a faco-AIT reduziram a PIO e o número de medicações necessárias para glaucoma. As taxas de sucesso permaneceram similares por cerca de 2 anos, mas depois disso, a taxa de sucesso da faco-AIT foi menor. Os pacientes no grupo da faco-trab tiveram menor PIO geral e precisaram de menos medicamentos, de acordo com Rhee.

“Entretanto, a redução da pressão intraocular tem um preço”, disse Rhee. “Houve uma maior taxa de complicação com a faco-trab”.

Divulgação de informações: Rhee é consultor ou recebe apoio financeiro da Alcon, AqueSys, Merck e Santen.