November 01, 2013
1 min read
Save

Estudo de fase 3 demonstra a eficácia do novo tratamento para olho seco

Lifitegrast, uma nova molécula antagonista de integrina, demonstrou ser bem tolerada e eficiente no alívio de sintomas do olho seco em um estudo de fase 3.

“A inflamação crônica é amplamente aceita como a responsável pelo ciclo que causa vários tipos de doença do olho seco. A Lifitegrast bloqueia a ativação, proliferação, adesão e migração da célula T, uma etapa fundamental no ciclo inflamatório do olho seco”, disse o Dr. John Sheppard.

Essa molécula foi otimizada para ser usada nos olhos. Em um ensaio da fase 2, a diluição de 5% foi comprovada como sendo a mais eficiente e bem tolerada, e produziu uma grande melhora dos sintomas em um grupo grande de pacientes.

“No primeiro ensaio de fase 3, no qual participaram 588 pacientes, descobrimos que a principal extremidade objetiva, a pontuação inferior de manchas na córnea (ICSS), melhorou bastante no dia 84. No entanto, a pontuação de subescala da função relacionada à visão do Índice de doença da superfície ocular (VR-OSDI), que foi a extremidade subjetiva co-principal, não foi atingida”, disse Sheppard.

Segundo ele, isso provavelmente aconteceu devido ao efeito de assoalho, uma vez que o estudo não contou com muitos pacientes com sintomatologia suficiente, permitindo a melhoria para que o mesmo fosse estatisticamente significativo.

“Estamos animados com o segundo ensaio de fase 3, que terminou as inscrições há um mês. Esse ensaio contará com mais pacientes com sintomatologia significativa e analisará a secura e o desconforto ocular como os principais fatores”, disse Sheppard.

Os pacientes desse novo estudo também recorreram ao uso de lágrima artificial. De acordo com Sheppard, eles participarão do estudo por esse motivo: “uma grande população ainda mais responsiva à essa terapia específica”.

Divulgação de informações: Sheppard não tem interesses financeiros relevantes a serem divulgados.