January 01, 2013
1 min read
Save

Cirurgião diz que as LIOs tóricas são preferíveis às incisões relaxantes no limbo

You've successfully added to your alerts. You will receive an email when new content is published.

Click Here to Manage Email Alerts

We were unable to process your request. Please try again later. If you continue to have this issue please contact customerservice@slackinc.com.

Cirurgião defende o uso de lentes tóricas ao invés de incisões relaxantes no limbo.

O Dr. John A. Hovanesian, FACS e o Dr. Louis D. “Skip” Nichamin debatem os méritos das incisões relaxantes no limbo em comparação com as LIOs tóricas para pacientes submetidos à cirurgia de catarata no dia da Subespecialidade de Cirurgia Refrativa.

“Apesar de alguns cirurgiões obterem resultados precisos e estáveis com incisões relaxantes no limbo, pelo menos metade dos cirurgiões usando a LIO para a correção da presbiopia não as está executando, mesmo para pacientes com mais de 1 D de astigmatismo corneano”, declarou Hovanesian. “Essa estatística diz muito sobre a falta de conforto dos cirurgiões com as IRLs”.

A faixa de astigmatismo corneano pré-operatório para IRLs é de 0,75 D a 2 D, enquanto a faixa para LIOs tóricas é de 0,75 D a 4 D.

Hovanesian também compartilhou dados sobre a precisão relativa e os resultados de acuidade visual destes procedimentos.

Em um estudo publicado em 2010, a acuidade visual não corrigida era de 20/30 com IRLs e 20/25 com LIOs tóricas aos 3 meses do pós-operatório; o percentual melhor que 20/32 foi de 60% e 75%, respectivamente, enquanto o percentual de pacientes necessitando óculos para distância era de 45% para IRLs e 15% para as LIOs tóricas.

“O mais importante é o que disse Charlie Kelman: ‘Enquanto os médicos debatem, os pacientes decidem’”, declarou Hovanesian. “Nos EUA, a única porção do mercado de lentes premium que está crescendo é as LIOs tóricas”.

Divulgação de informações: Hovanesian é consultor, receber honorários por palestras e é proprietário de ações da Abbott Medical Optics e da Bausch + Lomb. Ele recebe patentes/direitos da Abbott Medical Optics.