Cirurgiões debatem os enxertos corneanos em comparação com a cirurgia a laser para correção da presbiopia
Click Here to Manage Email Alerts
Enquanto um palestrante disse que os enxertos corneanos são o método preferido para a correção de presbiopia, outro cirurgião observou a eficiência da correção de visão por laser.
O Dr. Damien Gatinel, e o Dr. Gustavo E. Tamayo participaram em uma sessão “ponto/contraponto” durante o dia da Subespecialidade de Cirurgia Refrativa.
“Penso que os enxertos são o caminho para correção presbiópica”, declarou Gatinel.
Gatinel descreveu os resultados obtidos com o enxerto corneano Kamra (AcuFocus), com o enxerto corneano Raindrop (ReVision Optics) e com o Flexivue Microlens (Presbia).
“Eles são reversíveis e muito menos invasivos que a cirurgia de LIO”, declarou. “Ele é normalmente unilateral e é implantado no olho não dominante. É possível ajustá-lo e re-centralizá-lo quando necessário. É eficaz e preciso”.
A cirurgia refrativa a laser pode ser usada para fazer o ajuste fino do olho implantado ou do olho não implantado, disse Gatinel.
“A cirurgia da córnea é uma opção excelente para a correção da presbiopia”, disse Tamayo. “Temos uma taxa de satisfação muito boa”.
LASIK e a cirurgia intraestromal assistida por laser femtosegundo são os métodos principais para correção da presbiopia por laser, segundo Tamayo.
Tamayo declarou que a cirurgia refrativa da córnea é menos invasiva do que enxertos. Ele também observou que a cirurgia a laser deve ser destinada a presbiopes mais jovens, com idade entre 43 e 56 anos. Os enxertos frequentemente causam sintomas visuais, mas são reversíveis e removíveis, declarou.
Divulgação de informações: Gatinel recebe honorários por palestra da AcuFocus. Tamayo é consultor da Presbia.