Um cirurgião: O dimensionamento preciso e a seleção de pacientes tornam as LIOs fácicas mais seguras do que o laser
As LIOs fácicas, incluindo a Visian ICL da STAAR Surgical, apresentam muitas vantagens sobre a cirurgia da córnea, desde a melhor previsibilidade até a maior qualidade de visão e melhor segurança, em razão de deixar a córnea intocada e evitar o risco de ectasia, de acordo com um cirurgião.
“A implantação é tecnicamente exigente e a cirurgia imprecisa é, na verdade, um fator de risco principal para complicações, mas quando dizemos aos nossos pacientes que laser não é cirurgia e não tem riscos, estamos enganando-os”, declarou o Dr. Alaa El Danasoury.
O sucesso das LIOs fácicas depende muito da seleção cuidadosa dos olhos adequados para o procedimento. A profundidade da câmara anterior deve obrigatoriamente estar entre 2,8 e 3 mm e a densidade das células endoteliais não deve ser inferior a 2.200 células/mm² a 3.000 células/mm² no centro da córnea.
“Temos visto casos de descompensação do endotélio, o pior risco mesmo após 10 a 15 anos. Entretanto, quando medimos a profundidade da câmara anterior, na maioria dos casos esta não era adequada”, disse El Danasoury.
O dimensionamento também é crucial e a tecnologia atual agora permite medições precisas sulco a sulco e branco a branco.
A formação de catarata, um risco importante com lentes fácicas da câmara posterior, diminuiu consideravelmente como uma complicação devido ao orifício central do modelo V4c da ICL e o subsequente melhor fluxo aquoso.
“Em minhas mãos, a taxa de catarata após a implantação da ICL é inferior a 0,5%”, afirmou El Danasoury.
“Hoje utilizo estas lentes não apenas para alta miopia, mas também para miopia leve a moderada, e o modelo tórico para astigmatismo”, disse.
Divulgação de informações: El Danasoury é consultor da STAAR Surgical e da Nidek.