March 01, 2014
4 min read
Save

SLT falha na redução da PIO no tratamento de acompanhamento

A trabeculoplastia seletiva a laser (SLT) é ineficiente como tratamento de acompanhamento por apresentar falha na extração da catarata por facoemulsificação combinada e trabeculectomia ab interno, de acordo com um estudo.

Perspective from Brian A. Francis

Membro do Conselho sobre Glaucoma da OSN, o Dr. Douglas J. Rhee, e colegas analisaram retrospectivamente os registros médicos de 14 olhos de 13 pacientes que foram submetidos à SLT na Massachusetts Eye and Ear Infirmary entre março de 2010 e julho de 2012, após a combinação de Trabectome (NeoMedix) com a facoemulsificação falhar na redução da PIO (pressão intraocular).

“A trabeculoplastia seletiva a laser não é uma boa terapia de acompanhamento”, disse Dr. Douglas J. Rhee.

Rhee afirmou ter ficado surpreso com os resultados do estudo, que foram apresentados no American Journal of Ophthalmology.

“Achamos que a SLT teria mais sucesso, e essa foi a principal razão para realizarmos o estudo”, ele disse. “Contudo, percebemos rapidamente que não seria dessa forma”.

Falha total

“A trabeculoplastia seletiva a laser não é uma boa terapia de acompanhamento,” disse Rhee, que realizou todos os procedimentos de SLT. “Atingimos uma taxa de falha de 100% em 4 meses”.

A falha foi definida somente como a diminuição da PIO em menos de 3 mm Hg.

Rhee disse que ele e seus colegas fizeram vários esforços para tentar determinar a posição da trabeculectomia ab interno no algoritmo de tratamento para glaucoma, que tem uma taxa de sucesso de cerca de 41% em um ano e cerca de 25% a 30% em 2 anos.

Rhee participou de uma das séries de casos iniciais de prova de conceito da trabeculectomia ab interno. De 2006 a 2010, ele e seus colegas da University of Southern California compararam a trabeculectomia primária com a trabeculectomia ab interno.

Em outro estudo com outros colaboradores, ele disse, “Descobrimos que a trabeculectomia realizada após uma trabeculectomia ab interno com falha tem a mesma taxa de sucesso que a trabeculectomia primária. Em vez de contar com a trabeculectomia como tratamento de acompanhamento, fizemos a seguinte pergunta: é possível realizar a SLT?”

No estudo atual, a média de idade do paciente na intervenção de SLT para acompanhamento foi de 74,8 anos (faixa: 69,4 a 80,3 anos), com oito mulheres e cinco homens. Dez pacientes apresentavam glaucoma de ângulo aberto e três pacientes apresentavam glaucoma pseudoexfoliativo.

A trabeculectomia ab interno foi o único procedimento cirúrgico incisional feito para administrar o glaucoma; no entanto, três olhos foram submetidos à ALT (trabeculoplastia com laser de argônio), um olho à SLT e dois olhos foram submetidos à ALT e SLT.

A SLT foi realizada com uma lente Ocular Latina SLT Gonio Laser (Ocular Instruments) que focou o laser Coherent Selecta 7000 (Lumenis) em uma malha trabecular pigmentada. O laser da SLT é um YAG de Nd de dupla frequência com interruptor Q com um comprimento de onda de 532 nm.

Em todos os casos, a trabeculectomia ab interno anterior removeu entre 90° e 120° da malha trabecular nasal.

Causa considerada

Rhee supôs que a falha pode ter sido causada pelo fato da SLT não permitir o tratamento de toda a malha trabecular.

“A trabeculectomia ab interno envolve a remoção de aproximadamente de 33% a 40% da malha”, ele disse. “No entanto, não sabemos como seriam os resultados de alguns dos desvios com ângulos menos invasivos”, como o iStent (Glaukos) ou o Hydrus (Ivantis).

Com esses resultados da SLT, Rhee disse que os cirurgiões devem usar trabeculectomia para intervenções cirúrgicas de acompanhamento.

“Funciona tão bem quanto a trabeculectomia realizada na configuração principal”, ele disse.

Apesar do estudo atual estar limitado à SLT como uma intervenção, a literatura demonstrou que a ALT e a SLT são equivalentes como intervenções de acompanhamento nessa população de pacientes, de acordo com Rhee.

PAGE BREAK

Com a taxa de 100% de falha do estudo para SLT de acompanhamento, a trabeculectomia ab interno pode não ser o melhor procedimento para ser realizado primeiro, ele disse. – por Bob Kronemyer

Divulgação de informações: Rhee não tem interesses financeiros relevantes a serem divulgados.