November 01, 2014
1 min read
Save

Procedimento combinado de faco e CLASS reduz a PIO

A esclerotomia assistida por laser CO (CLASS) combinada com a cirurgia de catarata demonstrou eficácia na redução da PIO entre pacientes com glaucoma de ângulo aberto, de acordo com um cirurgião aqui.

Após cortar um retalho escleral no quadrante superior, 60% para dentro da profundidade escleral, foi executada a facoemulsificação através de uma rota corneana temporal clara. Foi então aplicada a ablação a laser sob o retalho até a abertura do canal de Schlemm. O retalho foi então frouxamente suturado.

“O uso do laser torna o procedimento mais fácil e seguro porque a ablação é interrompida tão logo o canal de Schelemm é aberto e o aquoso começa a percolar”, afirmou o Dr. Rengaraj Venkatesh.

A segurança e a eficácia do procedimento combinado de facoemulsificação/esclerotomia auxiliada por laser CO (CLASS) foram avaliadas em um estudo prospectivo que incluía 17 pacientes com glaucoma e catarata de ângulo aberto ou pseudo-exfoliação durante um período de 2 anos. A PIO média no pré-operatório era de 21 mm Hg sem medicamento para glaucoma ou com o tratamento médico de máxima tolerância. O sucesso total, definido como uma PIO entre 5 mm Hg e 18 mm Hg sem medicação, foi obtido em 75% dos pacientes e qualificado como sucesso, onde os mesmos níveis de PIO foram obtidos com o auxílio de medicação em 88% dos pacientes, de acordo com Venkatesh.

Não foi relatado nenhum evento adverso intraoperatório com risco para a visão devido à facoemulsificação ou ao laser CO2. Não foram vistas complicações em quaisquer dos olhos relacionadas à ferida e nenhum necessitou cirurgia adicional, afirmou Venkatesh.

Venkatesh apontou que a opção cirúrgica é particularmente importante no mundo em desenvolvimento, onde o custo de um tratamento médico durante toda a vida com frequência é uma carga insustentável.

Divulgação de informações: Venkatesh não tem interesses financeiros relevantes a serem divulgados.