Palestrante: Tratamento da presbiopia com LASIK orientado à visão intermediária e de perto, preservando a visão de longe
Os pacientes submetidos anteriormente à LASIK envelhecerão e sofrerão de presbiopia. Estes são os pacientes motivados a continuar um estilo de vida sem óculos, de acordo com um palestrante.
“Alguns destes pacientes, ao longo dos anos, tiveram regressão; alguns ainda possuem algum erro residual refrativo”, disse o Dr. Robert Ang. “Estes são os pacientes que voltam a nós após muitos anos e ainda querem menor dependência dos óculos”.

Entre estas opções (lentes, aprimoramento em vista da monovisão clássica, implantes córneos) uma solução pode ser o tratamento da presbiopia com LASIK, disse Ang, relatando os resultados de 6 meses do procedimento LASIK Supracor (Bausch + Lomb) em 27 olhos. Este produto não é aprovado pela FDA para uso nos EUA.
“O objetivo de nosso estudo é avaliar a segurança e a eficácia do tratamento da presbiopia com LASIK aplicado a pacientes pós-LASIK”, afirmou Ang. “Supracor é um algoritmo projetado para fornecer visão intermediária e de perto sem afetar muito a visão de longe”.
No estudo prospectivo de local único, foi tratado apenas o olho não dominante. A refração alvo foi de –0,5 D, em oposição à monovisão clássica de –1,5 D. Na linha de base, os pacientes ficavam na faixa de equivalentes esféricos entre –2 e +2, mas 6 meses após o tratamento, os resultados refrativos foram mantidos “mais ou menos no alvo” entre –0,25 D e –0,5 D, declarou Ang.
Em um questionário subjetivo, aos 6 meses, 93% dos pacientes declarou que podia ler manchetes de jornal sem óculos e 89% afirmou que podia ler mensagens de texto sem óculos, ao mesmo tempo em que 96% disse que recomendaria o procedimento a seus amigos.
Divulgação de informações: Ang é consultor da Bausch + Lomb Technolas