November 01, 2014
1 min read
Save

O oftalmoscópio para telefone pode ser uma ferramenta eficaz e de baixo custo para a retinopatia diabética

Um oftalmoscópio para iPhone pode ser uma ferramenta econômica e eficaz para o diagnóstico de retinopatia diabética em comunidades carentes, de acordo com um comunicado de imprensa da Academia de Oftalmologia liberado aqui.

Pesquisadores da Universidade de Bréscia, da Universidade de Molise e da Universidade de Nápoles Federico II, na Itália, desenvolveram um pequeno adaptador óptico (o D-Eye) que pode ser instalado magneticamente a um iPhone 5, de acordo com o comunicado de imprensa.

“Usar o método com o iPhone é milhares de dólares mais barato do que usar o equipamento tradicional”, disse o Dra. Andrea Russo, pesquisador do estudo, no comunicado. “O preço acessível desta opção pode tornar muito mais fácil levar o cuidado oftálmico a lugares remotos ou rurais não hospitalares, os quais frequentemente têm falta de pessoal médico oftálmico.”

O oftalmoscópio para iPhone, juntamente com um biomicroscópio com lâmpada de fenda, foi utilizado para criar imagens digitais de retina dilatada em 120 pacientes com diabetes.

O oftalmoscópio para iPhone e os métodos tradicionais produziram uma concordância precisa em 85% dos olhos e uma concordância no grau de progressão da doença em 96,7% dos olhos, de acordo com o comunicado de imprensa.

Nove olhos não foram classificáveis nos resultados do oftalmoscópio para smartphone devido a pupila pequena ou catarata. Houve quatro imagens não classificáveis com os resultados biomicroscópicos.