Lágrimas autólogas séricas demonstram melhorar a dor da córnea
Pacientes com dor crônica causada por neuropatia da córnea demonstraram melhoria significativa com o uso de lágrimas autólogas séricas a 20%, conforme relatado em um pôster.
O Dr. Shruti Aggarwal e colegas da Massachusetts Eye and Ear Infirmary trataram 16 pacientes com dor na córnea induzida por neuropatia com lágrimas autólogas séricas a 20% oito vezes ao dia, de acordo com o pôster. Os pacientes não tinham doenças na superfície ocular e não respondiam à terapia convencional.
Foi executada a geração de imagens microscópicas confocais in vivo a laser com o HRT3 (Heidelberg Engineering) com o módulo Rostock Cornea antes e após o tratamento para avaliar as mudanças na densidade e na morfologia do nervo sub-basal da córnea. As imagens foram comparadas com aquelas de 12 controles com correspondência de idade, informa o resumo.
Os autores explicaram no pôster que a microscopia confocal in vivo a laser foi utilizada porque o exame com a lâmpada de fenda não mostra alterações do nervo subjacente.
Após 3,8 ± 0,5 meses de tratamento, a severidade da dor na córnea, em uma escala de 0 a 10, melhorou de uma linha de base de 9,4 ± 0,2 para 3,4 ± 0,4 (P < 0,001), relatam os autores no resumo.
Os pacientes do estudo exibiram densidade e alteração na morfologia do plexo do nervo sub-basal significativamente menores na linha de base, em comparação aos controles, eles declararam. Entretanto, após o tratamento, o número e a densidade total de nervos melhoraram, bem como o número e a densidade de nervos principal e o número e a densidade de ramificações de nervos.
“Percebeu-se uma melhoria e aumento dos nervos sub-basais da córnea após a terapia e se correlacionam com os sintomas do paciente”, disseram os autores no pôster.
Eles explicaram: “O ferimento dos nervos resulta na formação de microneuromas, com a subsequente degeneração e regeneração da aberração. A hiperexcitabilidade dos nociceptores é responsável por descargas irregulares e espontâneas. Assim, dirigir as estratégias farmacêuticas para a regeneração do nervo pode ajudar a aliviar os sintomas”.
Os autores declararam que as lágrimas autólogas séricas são ricas em fatores neurotróficos e, desta forma, podem ajudar a regenerar os nervos e a recuperar as lágrimas funcionais.
Divulgação de informações: Agarwal e colegas não têm interesses financeiros relevantes a serem divulgados.