Laser de femtosegundo eficaz para o astigmatismo de ocorrência natural
A ceratotomia auxiliada por laser de femtosegundo pode ser usada em pacientes com alto astigmatismo de ocorrência natural, afirmou a Dra. Sonia H. Yoo no congresso EuCornea, aqui.
“Com o passar do tempo, descobrimos que o laser de femtosegundo é uma ferramenta muito poderosa em termos de cirurgia da córnea”, declarou Yoo. “Podemos executar ceratoplastias lamelares ou penetrantes, posicionar Intacs ou segmentos anelares, bem como criar incisões astigmáticas”.
Yoo apresentou uma série de casos retrospectiva, intervencional e não comparativa na qual 13 olhos de nove pacientes foram submetidos ao procedimento para o astigmatismo de ocorrência natural. A idade dos pacientes estava na faixa de 32 a 86 anos. O acompanhamento foi de 5 a 13 meses.
A acuidade visual não corrigida melhorou em 12 olhos e a melhor visão corrigida por lentes não foi modificada ou foi melhorada em 10 olhos. Todos os 13 olhos tiveram acuidade visual de 20/30 ou melhor, e o cilindro da córnea também diminuiu significativamente, mais de 3 D em nove olhos, afirmou.
“Fomos capazes de tratar graus razoavelmente altos de astigmatismo”, disse ela. “É importante notar que descobrimos que o equivalente esférico não mudou significativamente neste grupo de pacientes”.
Divulgação de informações: Yoo é consultora da Alcon, Allergan, AMO, Bausch + Lomb, Carl Zeiss Meditec, Bioptigen e Transcend Medical.