Estudo real fornece dados para o tratamento anti-VEGF na OVR
Click Here to Manage Email Alerts
O estudo LUMINOUS, o maior estudo prospectivo observacional para medicina da retina, continua a proporcionar uma fonte importante de dados sobre o Lucentis de mundo real, de acordo com um palestrante.
“Há uma gama de evidências do ranibizumabe (Lucentis, Genentech) disponíveis de testes clínicos randomizados, mas estudos de vida real lidam com uma população mais diversa, proporcionando dados de acompanhamento em longo prazo e monitoramento de segurança a partir de uma população grande e variada que facilitam a detecção de eventos raros de segurança”, afirmou Ben J. Burton, MRCP, FRCOphth.
O estudo LUMINOUS iniciou em 2011 e envolve 600 locais em mais de 40 países, com uma meta de inscrições de 30.000 pacientes. Até agora, 26.000 pacientes foram recrutados, a grande maioria dos quais com degeneração macular relacionada à idade; cerca de 4,5% têm edema macular diabético e 2,4% têm oclusão da veia retiniana (OVR), de acordo com Burton.
Burton reportou as características da linha de base dos pacientes com OVR, as quais incluem uma faixa etária muito mais ampla do que nos testes clínicos, com média de 69 anos.
“Os pacientes com comorbidades na linha de base, como derrame, histórico familiar de doença arterial coronariana e diabetes também foram incluídos, uma população que não seria vista nos testes clínicos”, declarou.
A faixa de acuidade visual na linha de base também foi maior, já que mais pacientes com pouca visão foram tratados.
O percentual de pacientes com oclusão de ramo da veia retiniana e acuidade visual pior que 34 letras era de cerca de 25%, comparado a 9,9% no estudo BRAVO. O percentual de pacientes com oclusão da veia central da retina era de 30%, comparado a 23% no estudo CRUISE, de acordo com Burton.
“Também é tranquilizador saber que os pacientes previamente tratados com ranibizumabe tinham melhor visão e uma retina mais fina na tomografia de coerência óptica do que os pacientes sem tratamento prévio”, afirmou.
Divulgação de informações: Burton recebe honorários do conselho consultivo e como palestrante da Novartis.