September 01, 2014
1 min read
Save

Especialista em glaucoma esclarece o verdadeiro significado de um fator de risco

You've successfully added to your alerts. You will receive an email when new content is published.

Click Here to Manage Email Alerts

We were unable to process your request. Please try again later. If you continue to have this issue please contact customerservice@slackinc.com.

É importante ter um claro conceito de o que são fatores de risco e o que não são, de acordo com um palestrante aqui.

A Dra. Anne L. Coleman definiu fatores de risco como uma quantidade mensurável que sinaliza a taxa elevada de ocorrência de uma doença. O mais importante a perceber, segundo Coleman, é que os fatores de risco são mais frequentemente derivados de análises estatísticas.

“É necessário compreender que um fator de risco pode induzir ou causar o glaucoma, mas pode ser que o glaucoma esteja induzindo ou causando o fator de risco. Pode ser que o fator de risco e o glaucoma estejam relacionados a uma condição subjacente e não tenham nada a ver um com o outro. Ou pode ser que o fator de risco esteja associado ao glaucoma em razão de uma ‘variável escondida’, de modo que alguma outra coisa está nos confundindo”, afirmou Coleman.

De acordo com Coleman, um segundo ponto importante a ter em mente é que um fator de risco não é uma causa.

“Não significa que ele cause glaucoma; isso é muito importante”, disse ela.

Em terceiro lugar, parâmetros oculares como o campo visual, a camada de fibra do nervo óptico ou da retina são fatores preditivos ou derivados, mas não podem ser fatores de risco porque definem a doença.

Os fatores de risco “não dizem se a pessoa desenvolverá glaucoma, mas fazem pensar mais sobre as chances ou possibilidades”, declarou Coleman.

Divulgação de informações: Coleman não tem interesses financeiros relevantes a serem divulgados.