ESCRS: Sem diferença nos resultados de femto e faco em relação à qualidade
Os resultados de qualidade no estudo EUREQUO FLACS ESCRS não mostram diferença entre a cirurgia de catarata assistida por laser de femtosegundo e a cirurgia de catarata manual, de acordo com dados preliminares apresentados aqui.
Emergiram do estudo dois tipos diferentes de populações de pacientes, afirmou o Dr. Peter Barry aos colegas no congresso da European Society of Cataract and Refractive Surgeons; independentemente disso, não foram vistas diferenças nos resultados entre os grupos.
“Nossos pacientes [de femtosegundo] — 2.022 comparados [aos quase 5.000] no grupo [de facoemulsificação] — eram mais jovens, tinham melhor acuidade visual no pré-operatório, mais cirurgia corneana pré-operatória e uma maior utilização de LIOs tóricas e multifocais”, afirmou Barry. “Eles tiveram um pouco mais de complicações no pós-cirúrgico, mas não muito. Tiveram menos astigmatismo no pós-cirúrgico, mas não muito, e um pouco menos astigmatismo induzido pela cirurgia”.
Houve uma grande diferença nas LIOs utilizadas, segundo Barry. As lentes acrílicas hidrofílicas foram utilizadas em 52,8% dos casos de cirurgia de catarata assistida por laser de femtosegundo e em apenas 19% dos casos de cirurgia de catarata manual. As lentes acrílicas hidrofóbicas foram utilizadas em 46,1% dos pacientes de femtosegundo e em 80,7% dos casos de facoemulsificação.
“Mas houve uma enorme diferença nas chamadas LIOs premium”, declarou, com as LIOs multifocais implantadas em 39,6% dos pacientes do grupo de femtosegundo e em 0,3% do grupo de facoemulsificação. No grupo de femtosegundo, as LIOs tóricas foram implantadas em 6,5% e as LIOs acomodativas foram implantadas em 0,6% dos pacientes, em comparação a 0,2% e 0%, respectivamente, dos pacientes de facoemulsificação.
O estudo foi limitado, já que a circularidade da capsulorrexe, a centralização da capsulorrexe, a plataforma de femtosegundo, a perda de células endoteliais, a posição efetiva da lente ou as aberrações de ordem mais alta não foram incluídas. Essas medidas não foram incluídas no estudo porque não tinham comparação no banco de dados EUREQUO, repositório onde foram coletados os dados para o estudo, afirmou Barry.
Os valores de referência medidos no EUREQUO para os resultados de qualidade incluíram a acuidade visual, o erro na previsão de biometria, o astigmatismo cirurgicamente induzido, rompimento da cápsula posterior, perda de vítreo e queda do núcleo.
Divulgação de informações: Barry não tem interesses financeiros relevantes a serem divulgados.