Dispositivo implantável e recarregável proporciona a entrega sustentável de anti-VEGF
Click Here to Manage Email Alerts
Um dispositivo implantável que proporciona a entrega sustentável de ranibizumab demonstrou potencial para ótimos resultados visuais e anatômicos, de acordo com um palestrante.
O dispositivo, um sistema de entrega em porta (PDS) produzido pela Genentech, atinge o tratamento bem-sucedido e resolve a necessidade de menor carga de frequência de visitas ao consultório médico, declarou o Dr. Roman Rubio, diretor de oftalmologia na Genentech.
“O dispositivo é um implante recarregável e não biodegradável para entrega de medicamentos em longo prazo com o objetivo de proporcionar a liberação sustentável de medicamentos. Ele é colocado na pars plana abaixo da conjuntiva usando uma técnica cirúrgica padrão, através de uma incisão de 3,2 mm e não exige suturas esclerais. O reabastecimento é executado conforme o necessário através de injeção”, disse ele.
Um estudo não controlado de fase 1 foi executado em 20 pacientes sem tratamento prévio com degeneração macular neovascular relacionada à idade. O dispositivo foi posicionado e abastecido com 500 µg de Lucentis (ranibizumab, Genentech): 250 µg como um bólus intravítreo e 250 µg liberados de maneira sustentável ao longo do tempo. Os pacientes foram avaliados mensalmente por 1 ano e o implante reabastecido de acordo com os critérios de retratamento da acuidade visual predeterminada e de tomografia de coerência óptica.
“A curva de acuidade visual foi muito similar àquela observada [nos estudos] MARINA e ANCHOR com tratamento mensal”, disse Rubio. “A maioria dos pacientes teve um ganho de AV significativo e uma redução estável na espessura macular e no vazamento de NVC”.
Três eventos adversos (um caso de endoftalmite e dois casos de hemorragia persistente do vítreo) foram atribuídos ao procedimento de posicionamento do dispositivo.
Foi executada a explantação planejada em seis pacientes e não foram observados danos ou alterações no dispositivo ou no tecido circundante. Em 14 pacientes o dispositivo foi deixado no lugar por mais 2 anos com resultados igualmente bons. As visitas de acompanhamento aconteceram a cada 3 meses.
Divulgação de informações: Rubio é diretor do grupo médico na Genentech.