Cirurgiões ponderam sobre os prós e contras das LIOs fixadas na câmara anterior
Os benefícios das LIOs fixas superam os benefícios das LIOs da câmara anterior devido ao maior risco de glaucoma, inflamação intraocular e descompensação da córnea vistas com LIOs da câmara anterior, segundo postulou um cirurgião em um debate sobre o assunto aqui.
“Estamos confortáveis com LIOs da câmara anterior e a cirurgia é simples e eficaz em nossas mãos”, disse o Dr. Jonathan L. Prenner, durante uma apresentação no Refractive Surgery Subspecialty Day. “Mas não há discussão. As LIOs da câmara anterior são macroincisionais, causam glaucoma, [edema macular cistoide] e descompensação da córnea. Isso acontece porque a lente não está no lugar correto.”
Para evitar complicações no posicionamento da LIO da câmara anterior, Prenner recomendou técnicas como a fixação escleral sem suturas e abordagens transconjuntivais.
“A cirurgia oftálmica moderna baseia-se em abordagens microincisionais”, afirmou Prenner. “Se todos aceitarmos uma pequena curva de aprendizado, nós e nossos pacientes seremos todos beneficiados.”
No outro lado do debate, o Dr. Richard S. Kaiser defendeu a LIO da câmara anterior como a técnica mais segura.
“A LIO da câmara anterior moderna, de circuito aberto em estilo Kelman na verdade aprofunda a câmara anterior”, afirmou ele. “Não há perda acelerada de células endoteliais associada com ela, nem síndrome [uveíte-glaucoma-hifema]”, segundo Kaiser.
Kaiser analisou a literatura sobre três técnicas alternativas, quando não há o suporte capsular: fixar a lente na esclera, fixar a lente na íris ou posicionar a lente na câmara anterior. Os resultados visuais finais e as complicações gerais são similares em suas descobertas.
“Complicações graves, embora raras, são mais frequentes com as LIOs fixas na esclera e na íris. O deslocamento de retina, o descolamento coroidal hemorrágico e o deslocamento tardio da LIO ocorrem com mais frequência com lentes fixas”, disse ele.
Divulgação de informações: Prenner é consultor da Alcon Laboratories, Genentech, Ophthotech, Panoptica e Regeneron e é proprietário de ações da Ophthotech e Panoptica. Kaiser é consultor da Ophthotech, Panoptica e Regeneron e é proprietário de ações da Ophthotech.