Acompanhamento em longo prazo demonstra estabilidade de remodelagem corneana sem retalho
Após quase 5 anos de acompanhamento em um grande número de pacientes, o procedimento SMILE ReLEx está demonstrando diversas vantagens sobre a LASIK, inclusive para o tratamento de miopia alta, de acordo com um palestrante.
“O procedimento preserva o estroma anterior, que é o mais forte, mantendo assim, melhor biomecânica da córnea e levando a um risco significativamente reduzido de ectasia”, disse o Dr. Osama Ibrahim.
São evitadas as aberrações induzidas pelo retalho, o olho seco é menor porque menos nervos são cortados e a qualidade da visão é melhor, declarou ele.
Ibrahim já tratou mais de 3.000 olhos com o procedimento ReLEx (Carl Zeiss Meditec), e cerca de 1.000 tiverem acompanhamento completo, alguns de até 5 anos.
Com o procedimento ele foi capaz de tratar casos que não eram adequados para a LASIK.

“Mesmo se o estroma for menor do que 250 µm ou mesmo 200 µm, você ainda tem um procedimento seguro. Em casos suspeitos, pode ser executada a interligação”, disse ele.
O procedimento permite a correção de miopia desde -1,5 D até -15 D e astigmatismo até 6 D. Aos 2 anos, 80% dos casos do Dr. Ibrahim estavam em até ±0,5 D da correção pretendida, e mais de 95% estavam em até ±1 D.
“A estabilidade é surpreendente”, afirmou ele. “O que você tem no mês 1 é o mesmo que terá após 2 anos. Olhos com miopia alta também não têm regressão”.
Segurança é a preocupação principal. Alguns dos primeiros casos de Ibrahim perderam uma ou duas linhas em razão da falta de experiência, mas na medida em que a curva de aprendizado e os parâmetros do laser melhoraram, apenas 1% dos casos perderam uma linha. A maioria dos casos ganhou duas linhas ou mais.
“O perfil de segurança foi exatamente o mesmo para o grupo de miopia alta”, afirmou ele.