A LIO óptica gradiente de nova geração oferece uma ótima visão a qualquer distância
Uma LIO multifocal de nova geração com uma óptica gradiente oferece excelente desempenho visual sem indução do fenômeno óptico, de acordo com um palestrante.
A lente multifocal Gradiol, produzida pelo Fyodorov Eye Microsurgery State Institution, na Rússia, é o produto mais recente de uma evolução de 10 anos do conceito da óptica gradiente. Um método especial de fotopolimerização gera uma superfície óptica lisa na qual dois polímeros com diferentes índices de refração são combinados para oferecer visão de perto e à distância sem zonas de transição.
“A principal vantagem é a ausência do fenômeno óptico”, disse a Dra. Tatiana Morozova, PhD.
Os resultados de 25 olhos que receberam o implante da lente Gradiol foram apresentados. Aos 3 meses, a média da acuidade visual não corrigida era de 20/20 à distância, intermediária de 20/30 e 20/25 de perto. A sensibilidade a contraste medida à luz do dia diminuiu moderadamente as altas frequências espaciais. A amplitude média da pseudoacomodação era de 4,75 D. A aberrometria OPD-Scan (Marco/Nidek) rendeu bons resultados para a função de dispersão pontual e a proporção de Strehl.
“Os pacientes estavam completamente satisfeitos em condições diurnas e principalmente satisfeitos à noite; 85% deles não usava óculos para a visão de perto durante suas atividades diurnas. O fenômeno óptico foi experimentado por apenas 4% dos pacientes”, comentou Morozova.
Divulgação de informações:
- Morozova não tem interesses financeiros relevantes a serem divulgados.