November 01, 2012
4 min read
Save

Resultados de um estudo revelam um índice mais alto de glaucoma entre a população latina dos EUA

Estudo defende programas de avaliação da comunidade para esse crescente segmento na população dos EUA.

A incidência do glaucoma de ângulo aberto primário entre os latinos que têm pelo menos 40 anos é mais do que o dobro observado entre brancos não hispânicos e inferior, ou comparável, à ocorrência em afro-caribenhos, de acordo com os dados coletados durante 4 anos de acompanhamento de um estudo em andamento do projeto Los Angeles Latino Eye Study.

“Acredito que essa incidência relativamente maior deve-se primariamente a uma predisposição genética da população latina”, falou à Ocular Surgery News o coordenador do estudo, Dr. Rohit Varma, Mestre em Saúde Pública, diretor do Glaucoma Service no Doheny Eye Institute em Los Angeles. “Os latinos também devem ter outros fatores de risco, como maior comprimento axial ou miopia, que contribuem para uma maior incidência do glaucoma”.

GAA, HTO

O estudo, que foi publicado no American Journal of Ophthalmology, envolveu 3.939 participantes com uma média de idade de 54,7 anos e que foram avaliados tanto pelo glaucoma de ângulo aberto (GAA) quanto pela hipertensão ocular (HTO).

Em 4 anos, a incidência do GAA foi de 2,3% (87 indivíduos). Esses dados são comparados com índices de 1,1% e 1,8%, respectivamente, em 5 anos em dois estudos representativos sobre brancos não hispânicos.

Para a HTO, a incidência foi de 3,5% (124 indivíduos) em 4 anos. Varma disse que o desafio de se comparar os resultados da HTO é que há poucos estudos com base na população sobre essa condição.

Consideravelmente, os indivíduos que tiveram GAA em um olho na linha de base eram cinco vezes mais propensos a desenvolver o GAA no outro olho em 4 anos, em comparação aos que não tiveram o GAA em nenhum dos olhos da linha de base.

“Não sabíamos a proporção desses valores”, informou Varma. “Mas o fato de a incidência ser cinco vezes maior é impressionante. … Acredito que essa população é geneticamente predisposta ao GAA. Por isso, se o GAA for detectado em um olho, você realmente deve prestar atenção no outro olho”.

Em participantes com HTO em um olho da linha de base, o risco com duração de 4 anos de se desenvolver o HTO no outro olho era ainda maior: 10 vezes tão alto quanto o risco para os pacientes sem GAA em nenhum olho da linha de base.

“Esse resultado também foi uma surpresa, mas os pacientes com HTO não tiveram perda de visão ou danos permanentes irreversíveis”, disse Varma. “Se necessário, a pressão alta pode sempre ser baixada com colírios, de modo que as implicações clínicas da HTO não sejam tão graves como as do GAA”.

O estudo a longo prazo, que é financiado pela National Institutes of Health, também descobriu que os índices de GAA e HTO eram mais altos entre os latinos mais velhos, em comparação aos latinos mais jovens.

Diagnósticos necessários

Os autores defendem programas de avaliação da comunidade em relação ao GAA e à HTO.

“No entanto, os programas de avaliação não são fáceis de implementar e são caros”, informou Varma. “Eles já foram realizados, mas não de maneira satisfatória. Porém, acredito que eles são essenciais porque o glaucoma, principalmente o glaucoma de ângulo aberto primário, é uma doença silenciosa. Você não apresenta sintomas, não tem dor ou vermelhidão. … A maior parte da perda da visão inicial no glaucoma é periférica, por isso, você não presta muita atenção a isso até que seja tarde demais. Mas os benefícios de se identificar as pessoas precocemente através de programas de avaliação, provavelmente fazem valer a pena”.

O glaucoma é uma das principais causas de cegueira nos EUA e ao redor do mundo, disse Varma.

“Ele também causa perda de visão irreversível, por isso, é importante identificar precocemente as pessoas que têm essa doença e tratá-las de modo a evitar a deficiência associada à perda da visão”, explicou ele.

PAGE BREAK

Além disso, os latinos pertencem ao segmento que cresce mais rapidamente da população dos EUA.

“Dadas essas altas taxas de incidência, é extremamente importante implementar programas de avaliação e tratamentos precoces para esse grupo étnico específico”, disse Varma.

Os dados coletados durante os 8 anos de acompanhamento do estudo sobre GAA e HTO provavelmente serão publicados em aproximadamente 2 anos, avisou Varma.

“Espero que os novos dados não apontem índices ainda mais altos”, disse o médico. “Esperamos que os dados validem as atuais descobertas”. – por Bob Kronemyer

Referências:

  • Varma R, Wang D, Wu C, et al; Los Angeles Latino Eye Study Group. Four-year incidence of open-angle glaucoma and ocular hypertension: the Los Angeles Latino Eye Study. Am J Ophthalmol. 2012;154(2):315-325.
Divulgação de informações:
  • Rohit Varma, Mestre em Saúde Pública, pode ser encontrado no Doheny Eye Institute, 1450 San Pablo St., Suite 4900, Los Angeles, CA 90033; 323-442-6411; e-mail: rvarma@usc.edu. Varma não tem interesses financeiros relevantes a serem divulgados.