Resultados eficazes e estáveis a longo prazo do microstent para glaucoma
O microstent CyPass é uma tecnologia segura e minimamente invasiva que possibilita uma redução eficaz e estável de PIO, de acordo com um cirurgião entrevistado.
“Finalmente temos um procedimento minimamente invasivo para o glaucoma que funciona, não apresenta riscos de complicações severas e mantém uma PIO estável controlada com o suporte de um número reduzido de medicamentos ou sem medicamentos de modo geral”, disse a Dra. Magda Rau.
Rau, uma das pioneiras da cirurgia do microstent CyPass (Transcend Medical), participou dos testes clínicos CyCLE e DUETTE e tem uma ampla experiência pessoal com o dispositivo, com alguns pacientes atingindo 2,5 anos de acompanhamento.
O estudo CyCLE incluiu 462 pacientes que receberam o implante do microstent CyPass como um procedimento independente ou em combinação com a cirurgia de catarata. Rau informou os resultados do primeiro grupo, que ela disse serem mais significativos para demonstrar a eficácia do dispositivo.
O grupo incluía pacientes com glaucoma controlado e não controlado. No pré-cirúrgico, mais de 50% tinham uma PIO superior a 21 mm Hg, e o número médio de medicamentos era de 2,4. No pós-cirúrgico, uma PIO média de 17 mm Hg foi obtida, e os medicamentos foram reduzidos a 1,4.
Rau já realizou mais de 90 implantes com o microstent. Ela informou que os pacientes não sentem dor após a operação, que a acuidade visual permanece inalterada, e que a reabilitação óptica é rápida.
“A redução da PIO é muito eficaz, rápida e estável. Após os 2,5 anos não há mais a necessidade de se administrar medicamentos, e um número considerável de pacientes não usa nenhum medicamento”, comentou ela.
Divulgação de informações:
- Rau não tem interesses financeiros relevantes a serem divulgados.