Estudo: Tamanho da agulha intravítrea não afeta a intensidade da dor
Click Here to Manage Email Alerts
Em uma comparação entre agulhas de calibres 27 e 30 usadas em injeções intravítreas para o tratamento de degeneração macular relacionada à idade, não houve diferença significativa na dor decorrente das injeções relatada pelos pacientes. Porém, todos os cirurgiões no estudo preferiram usar uma agulha de calibre 30, segundo uma apresentação.
A Dra. Susanne Binder e colegas divulgaram os resultados de um estudo da influência do tamanho da agulha das injeções intravítreas em pacientes que afirmaram sentir dor. O teste clínico, randomizado, de dois grupos, cego e de centro único, foi apresentado em um pôster.
Os pacientes foram randomizados para receberem injeções de calibre 30 e 27. Logo após a injeção, os pacientes tinham que avaliar a dimensão da dor usando a escala analógica visual e a escala de FACES de Wong-Baker. A anestesia tópica foi padronizada em ambos os grupos.
Embora o sexo dos pacientes e o número de injeções prévias tenham influenciado a avaliação da dor em ambos os grupos, não houve diferença estatística nessa avaliação. O questionário de um cirurgião, no entanto, mostrou preferência em relação às agulhas de calibre 30.
Divulgação de informações:
- a Dra. Binder não tem interesses financeiros relevantes a serem divulgados.