Issue: July/August 0
July 05, 2012
4 min read
Save

Estudo CATT: dosagem mensal é melhor que protocolo conforme necessário

Issue: July/August 0

A dosagem mensal com bevacizumab ou ranibizumab gerou uma acuidade visual ligeiramente superior do que a dosagem conforme necessário, com uma diferença de letra de 2,4, afirmou um palestrante sobre os resultados do estudo CATT, realizado ao longo de 2 anos.

Perspective from Andre Witkin

A Comparação de Testes de Degeneração Macular Relacionada à Idade (CATT) não é mais um teste de não inferioridade, afirmou o Dr. Daniel F. Martin; na realidade, os dados do período de 2 anos têm o objetivo de avaliar os resultados.

No total, 1.107 pacientes com degeneração macular relacionada à idade neovascular concluíram o segundo ano do teste. Os pacientes que participaram inicialmente do tratamento mensal, com Avastin (bevacizumab, Genentech) ou Lucentis (ranibizumab, Genentech), foram randomizados para o tratamento mensal ou o tratamento conforme necessário.

Na maior parte, no ano 1, não houve diferença significativa do ponto de vista estatístico entre o bevacizumab e o ranibizumab, com uma estimativa pontual de –1,4 letras, afirmou o Dr. Martin. No entanto, após 2 anos, na comparação entre a dosagem mensal ou conforme necessário, houve uma diferença de letra de 2,4 a favor da dosagem mensal.

Daniel F. Martin

“Pela primeira vez, isso é significativo do ponto de vista estatístico”, afirmou o Dr. Martin, embora ele tenha destacado que a magnitude da diferença é pequena.

Ele afirmou que “o condicionamento prévio com tratamentos mensais não fez diferença” e acrescentou que “a mensagem é: se você vai optar pelo tratamento mensal, devido à pequena diferença, a diferença de 2,4 letras, não pare”.

Em outro resultado após 2 anos, a proporção de pacientes cuja AMD neovascular foi completamente extinta depois da terapia mensal com ranibizumab foi superior à proporção de pacientes tratados com bevacizumab.

“Isso gerou muita discussão e eu gostaria de enfatizar que estamos falando de diferenças muito pequenas”, afirmou o Dr. Martin.

Além disso, a proporção de pacientes com nova atrofia geográfica é superior entre os pacientes tratados com doses mensais de ranibizumab, destacou. Novamente, as diferenças são sutis e sua significância ainda está sendo debatida.

Divulgação de informações:

  • O Dr. Martin não tem interesses financeiros relevantes a serem divulgados.