April 01, 2006
3 min read
Save

Estudos iniciais mostram estabilidade ocular com a LIO acomodativa bifocal

A LIO Synchrony tem amplitude acomodativa de mais de 2,75 D em alguns pacientes, revela investigador.

Um estudo clínico revela que a LIO acomodativa Synchrony produzida pela Visiogen é segura, estável no olho e alcança uma amplitude acomodativa de mais de 2,75 D em até 12 meses do pós-operatório, de acordo com Dr. Ivan L. Ossma Gómez, MPH.

Dr. Ossma Gómez discutiu os resultados de 18 meses de seguimento iniciais com o uso Synchrony IOL no encontro ASCRS Summer Refractive Congress em Seattle (E.U.A.). A lente não é aprovada para uso clínico nos Estados Unidos pelo FDA.

No estudo, 39 olhos foram submetidos à cirurgia de implante intra-ocular com a última versão da Synchrony IOL e o seguimento de mais de 12 meses foi apresentado em 28 destes olhos. Dr. Ossma Gómez e colaboradores mediram a acomodação com análise de curva de desfocamento e utilizando ultrassonografia biomicroscópica. A acuidade visual não corrigida (AVNC) para perto e longe e a acuidade visual para perto corrigida pela distância (ACPCD) foram avaliadas em todas as consultas de seguimento.

A AVNC para distância melhorou com o tempo de seguimento, revelou Dr. Dr. Ossma Gómez. Aos 3 meses do pós-operatório, 64% dos olhos apresentavam uma AVNC para longe de 20/40 ou melhor. Aos 12 e 18 meses, 82% dos olhos apresentavam AVNC para longe de 20/40 ou melhor.

A AVNC para perto e AVPCD foram de 20/40 ou melhor em 100% dos pacientes em todos os pontos de seguimento, revelou Dr. Ossma Gómez.

“Uma vez que você ponha sua distância de correção no lugar, todos apresentam uma acuidade visual de 20/40 ou melhor para perto”, afirmou. “Embora isto não seja uma medida da acomodação real, é uma medida de função com a lente”.

As medidas também revelaram uma média de amplitude de acomodação de 2,87 D ± 0,19 D, Dr. Ossma Gómez revelou.

photo photo photo

Pós operatório da LIO Synchrony aos 4 meses (a), 19 meses (b) e 23 meses (c).

Imagens: Ossma Gómez IL

Função bifocal

A LIO Synchrony é uma lente de silicone bifocal onde as duas partes óticas são unidas por um mecanismo tipo spring. A face anterior de alta potência ótica de 5,5 mm de diâmetro e a parte ótica posterior complementar trabalham juntas para produzir um efeito acomodativo, explicou Dr. Ossma Gómez.

“O princípio por trás da lente é que a contração da musculatura ciliar gera um espaço dentro do saco capsular permitindo que as duas partes óticas se separem”, revelou.

A separação das duas partes óticas aumenta o poder total do sistema ótico que permite ao paciente uma visão para perto. Uma vez que o sistema esteja comprimido, as duas lentes trabalham juntas e o poder ótico do sistema é o da emetropia, permitindo ao paciente que use a visão para longe”.

A alteração acomodativa é proporcional à magnitude do deslocamento axial das lentes. O desenho duo-lente leva a uma alteração da dioptria maior por unidade de deslocamento que uma lente acomodativa única, afirmou ele.

Implantando a duo-lente

Dr. Ossma Gómez revelou ter implantado 98 LIOs Synchrony até agora, incluindo 39 da última versão.

“O cálculo da LIO é feito pela companhia com um algoritmo patenteado pela Visiogen que utiliza como variáveis a medida do comprimento axial do olho, ceratometria manual, profundidade da câmara anterior e espessura do cristalino”, revelou. Um ultrassom scan A de imersão e o IOLMaster da Carl Zeiss Meditec são utilizados para estas medidas biométricas.

O tamanho da incisão é importante para o procedimento.

“As incisões que estou apresentando foram todas feitas pela esclera. Todas realizadas com pinça por uma abertura de 4,5 mm”, revelou. “No início utilizávamos somente a pinça para colocar a LIO”.

Nos sete olhos mais recentes desta série, ele utilizou um sistema injetor para implantar a lente por uma abertura de 3,6 mm em córnea clara.

“Realizando estas com injetor, acho que o astigmatismo induzido não será mais um problema”, confidenciou Dr. Ossma Gómez. “O injetor requer uma abertura de 3,6 mm, mas vi um protótipo de injetor capaz de implantá-la por uma incisão de 3 ou 3,2 mm”.

photophoto
Imagem de UBM de alta definiçäo com o paciente olhando um objeto longe (esquerda) e perto (direita) com o olho contralateral e o movimento da parte ótica anterior quando o uso da visäo para perto. Este paciente apresentava um deslocamento anterior da parte ótica anterior de 0,8 mm, compatível com 2,6 D de acomodaçäo.

Centrar é vital

Uma capsulorrexe bem centrada medindo entre 4,5 e 5,25 mm é utilizada, idealmente não excedendo os 5 mm. O tamanho da capsulorrexe foi medido através da córnea levando em conta o poder de magnificação da córnea.

“A capsulorrexe necessita estar adequadamente centrada porque você pagará o preço da descentrarão com um possível explante”, revelou ele.

No estudo, uma facoemulsificação standard era realizada com um facoemulsificador Legacy ou Infiniti da Alcon, observou Dr. Ossma Gómez.

“Observando sempre que sua mão não dominante deverá usar o segundo instrumento para manter a LIO sem sair do saco ou inverter-se”.

Quando a LIO está seguramente implantada, o viscoelástico deve ser removido do háptico e então o procedimento estará completo, afirmou ele.

Para Sua Informação:
  • Dr. Ivan L. Ossma Gómez, MPH, pode ser encontrado no Centro Medico Carlos Ardila Wlle, P3 mod 7, Bucaramanga, Colômbia; +57-7-639-2828; fax: +57-7-639-2626; e-mail: iossma@yahoo.com; ivanossma@intercable.net.co. Dr. Ossma Gómez é investigador clínico da Synchrony IOL.
  • Visiogen Inc., fabricante da Synchrony IOL, pode ser encontrado em 4 Jenner St., Suite 180, Irvine, CA 92618; +1-949-341-0700; fax: +1-949-341-0701; Web site: www.visiogeninc.com.
  • Daniele Cruz, redatora da equipe de OSN, cobre todos os aspectos da oftalmologia.