December 01, 2008
7 min read
Save

A profundidade e incisões modificadas por retalho aumentam a força e evitam a tensão

You've successfully added to your alerts. You will receive an email when new content is published.

Click Here to Manage Email Alerts

We were unable to process your request. Please try again later. If you continue to have this issue please contact customerservice@slackinc.com.

Modificar a profundidade do retalho e incisões durante os procedimentos LASIK aumenta a força do retalho e evita a tensão na córnea, disse um cirurgião.

“Eu acho que melhoramos [o retalho] fazendo-o mais fino e, na realidade, alterando o estresse dinâmico na extremidade”, disse Dr. John Marshall, PhD, FRCPath, no encontro da European Society of Cataract and Refractive Surgeons. A apresentação mostrou uma comparação de deformação da córnea com três retalhos.

Em um retalho tradicional a uma profundidade de 90 µm, houve 7% de alteração na deformação; a uma profundidade de 160 µm, a alteração foi de 30%. Com essas mesmas profundidades, o corte lateral mostrou uma alteração de 7% e 25% na deformação, respectivamente. Com delaminação, a deformação mudou em 3% e 2%, respectivamente, disse ele.

Dr. John Marshall, PhD, FRCPath
Dr. John Marshall, PhD, FRCPath, fala durante o encontro da European Society of Cataract and Refractive Surgeons em Berlim.
Imagem: Altersitz K, OSN

“Uma vez que o corte na parte inferior é aumentado, o sistema se torna mais forte. E uma vez que você diminui, como se fosse uma microqueratoma convencional, esta se torna mais fraca”, disse Dr. Marshall.

Estes itens aparecem originalmente como cobertura diária do encontro no OSNSuperSite.com.

Treinamento do procedimento neural vital para pacientes de LIOs multifocais

Treinamento do processo neural poderia melhorar acuidade visual e a função de sensibilidade de contraste para pacientes descontentes após o implante de LIOs multifocais, de acordo com um cirurgião.

“A neuroplasticidade do cérebro está altamente envolvida no processo de adaptação a esta nova forma de usar a visão”, disse Dr. Jorge L. Alió, PhD.

Perguntas que permaneceram sem respostas são quão estáveis são os resultados do treinamento de neurovisão, por quanto tempo deveria ser realizado e se pode funcionar também em olhos individualmente implantados, disse o Dr. Alió.

Este método poderia evitar explantação em um número de pacientes inicialmente descontentes, ele ressaltou.

Adrenalina em solução de irrigação pode ser necessária somente para alguns casos de catarata

As pupilas que receberam adrenalina e uma solução salgada equilibrada e NSAIDs pré-operatórios antes da cirurgia de catarata parecem estar mais estáveis do que as pupilas que não receberam adrenalina, foi a descoberta de um estudo.

No entanto, no grupo que não recebeu adrenalina, a alteração no tamanho da pupila foi tão pequena que o resultado clínico não foi afetado, sugerindo que a adrenalina não deve ser necessária para todas as pupilas, disse Lindsay Ong-Tone, MBChB, FRCSEd, FRCOphth, FRCSC.

Ele conduziu um estudo que observou o tamanho da pupila com adrenalina adicionada em uma solução de sal equilibrada durante a cirurgia de catarata em 183 pacientes. Os pacientes foram aleatoriamente nomeados para receber adrenalina em uma solução de sal equilibrada ou não receber adrenalina.

“A adrenalina na solução de irrigação não é necessária se a pupila estiver amplamente dilatada”, disse a Dr. Ong-Tone. “Ainda ajudaria se as pupilas não estivessem tão dilatadas no pré-operatório”.

Realização de visco dissecção angular com cirurgia de faco reduz PIO em pacientes com glaucoma

A adição de viscodissecção durante facoemulsificação pode ajudar significantemente na redução de PIO e medicamentos em pacientes com glaucoma de ângulo estreito e fechado enquanto mantém bons resultados visuais, foi o que revelou um estudo de 8 anos.

“Qualquer oftalmologista pode realizar este passo adicional”, disse Peter Cikatricis, MD. “Não há nem curva de aprendizagem, nem equipamento especial adicional”.

O Dr. Cikatricis e colegas conduziram um estudo piloto retrospectivo de pacientes com glaucoma com catarata de 1999 a 2007. Os pacientes foram divididos em dois grupos.

O grupo um consistiu de 49 olhos de 37 pacientes, e o grupo dois foi composto de 35 olhos de 26 pacientes.

O estudo revelou que o grupo dois teve PIO significantemente mais baixo do que o grupo um nos períodos de acompanhamento, disse o Dr. Cikatricis. O grupo dois teve também PIO significantemente mais baixo no uso da medicação no pós-operatório.

LASIK tem sucesso em ambientes de prática corporativa, diz cirurgião

O LASIK pode ter êxito em grandes volumes, quando realizado em ambientes de práticas corporativas, disse um cirurgião.

“O LASIK é seguro e eficaz quando oferecido como um fornecedor corporativo”, disse Steven C. Schallhorn, MD. “Ele certamente excede os objetivos em todas as categorias e os excede também em muitas”.

Steven C. Schallhorn, MD
Steven C. Schallhorn

O Dr. Schallhorn apresentou dados da Optical Express, uma empresa de assistência à saúde européia com 34 centros de cirurgia a laser e 27 cirurgiões. Nos primeiros 6 meses de 2008, a Optical Express realizou LASIK de miopia em 28.677 olhos visando emetropia.

Em acompanhamento de 1 mês, 89% estavam com 0,5 D de emetropia, e 98% estavam com 1 D; 87% estavam com 20/20 ou melhor, e 95% estavam com 20/25 ou melhor. Com base em fatores de pacientes associados com os resultados, o Dr. Schallhorn disse que a esfera pré-cirúrgica, o cilindro e a idade do paciente eram significantes.

Em uma pesquisa de acompanhamento que tinha uma taxa de resposta de 32%, 87% dos pacientes disseram que estavam satisfeitos com seus cirurgiões, disse ele.

Considerar todos os aspectos antes de usar LIOs multifocais, disse o cirurgião

Os oftalmologistas podem considerar a utilização de LIOs, porém a tecnologia tem inconvenientes que não deveriam ser ignorados, de acordo com um orador.

“A palavra ‘premium’ sugere que você não é aceito como cirurgião caso não as use. Porém, uma revisão da literatura confirma que elas reduzem a sensibilidade de contraste e induzem fenômenos de luz. Eu suspeito que um dos motivos para a aceitação dos pacientes de um compromisso quanto à qualidade de sua visão é que estão acostumados com uma visão de baixa qualidade devido a catarata ou erro refrativo”, disse Graham Barrett, MD.

Ele disse também que baixos níveis de desfoco como astigmatismo, opacificação de cápsula posterior e disfunção macular têm um efeito maior na acuidade visual com LIOs multifocais.

Intervenção secundária como LASIK e capsulotomia YAG podem ser necessárias em até 30% dos pacientes e a taxa de explantação pode ser de até 7%, afirmou.

O Dr. Barrett disse que prefere a monovisão pseudofácia, a qual, em sua opinião, tem menos contra-indicações e melhores resultados.

Diferenças biológicas podem auxiliar na seleção de LIOs

Os homens tendem a preferir uma visão à distância melhor, enquanto as mulheres uma visão próxima melhor, preferências que poderiam ser melhores satisfeitas através do implantes LIOs dominantes de distância refrativas em homens e LIOs dominantes de proximidade retrativas e difrativas em mulheres, disse um especialista.

Selecionando LIOs com base nas preferências dos sexos, a satisfação dos pacientes de um modo geral pode ser melhorada, de acordo com Magda Rau, MD, que disse que as preferências visuais poderiam possivelmente ser explicadas pela biologia humana um fator que pode auxiliar na seleção de LIOs.

Estratificando os resultados de quatro estudos prévios de LIOs multifocais de 100 homens e 100 mulheres, a Dra. Rau descobriu que os homens reclamaram mais do que as mulheres em relação ao resplendor e halos.

Além disso, a Dra. Rau descobriu que as mulheres reclamaram mais do que os homens quanto à leitura com óculos e ao fato de não conseguirem enxergar as distâncias próximas.

Os estudos examinaram separadamente os resultados da implantação de Array, Tecnis e ReZoom (todos da AMO) e o MF4 (Zeiss) em ambos pacientes, homens e mulheres.

Questionário de atividade visual próxima desenvolvido para auxiliar teste atual

No intuito de auxiliar o teste atual de visão próxima com uma avaliação funcional adicional, um orador apresentou uma pesquisa de 10 perguntas que os pesquisadores validaram.

James Wolffsohn, PhD, MCOptom, FAAO
James Wolffsohn

“Há questionários que têm escalas de visão próximas nelas, porém não há um questionário até o momento que tenha sido desenvolvido com a população que sofre de presbiopia com a idéia de tratamentos presbiópicos”, disse James Wolffsohn, PhD, MCOptom, FAAO.

Os pesquisadores buscaram na literatura e consultaram profissionais quanto a questões para incluir em seu trabalho, disse o Prof. Wolffsohn, e criaram um questionário de 26 itens. O primeiro questionário foi autocompletado duas vezes por 107 indivíduos para garantir que não havia influência de administrador.

Os indivíduos representaram um conjunto de opções de correção presbiópica.

Subseqüentemente, ele disse que os pesquisadores validaram a confiabilidade e identificaram 10 dos 26 itens que atendiam seus critérios. Estas perguntas em especial avaliaram bem suas relações entre si enquanto cada um tem identificado um elemento separado da visão próxima.

Estudo: Posição de LIOs multifocais não tiveram impacto na sensibilidade de contraste

A posição da LIO multifocais na bolsa capsular não parece alterar os resultados visuais após a cirurgia de catarata, revelou um estudo.

“A posição da LIO não afetou a sensibilidade de contraste pós-operatória quando foi implantada na bolsa”, afirmou Hiroko Bissen-Miyajima, MD.

A Dra. Bissen-Miyajima apresentou resultados de um estudo que ela conduziu com colegas, examinando 35 olhos de 19 pacientes implantados com LIOs multifocais Tecnis ZM900 (AMO). Eles mediram o tamanho da pupila e anéis difrativos das LIOs usando um analisador de segmento anterior com iluminação normal e a distância entre o centro da pupila e as LIOs usando um programa de computador.

Eles descobriram que a sensibilidade de contraste estava dentro do alcance típico para ambas as freqüências espaciais baixa e intermediária, com resultados de acuidade visual bons.

Porém, os pacientes com pupilas menores pareceram estar menos satisfeitos com os resultados visuais e tiveram sensibilidade de contraste mais baixa, disse a Dra. Bissen-Miyajima.

Cefuroxima pode proteger a visão além de evitar endoftalmite

A cefuroxima intracameral pode não só proteger os pacientes contra endoftalmite, mas também contra a acuidade visual final no caso de infecção, disse um especialista.

Peter Barry, FRCS, discutiu os resultados visuais do Grupo de Estudo de Endoftalmite da ESCRS.

Tesoureiro da ESCRS Peter Barry, FRCS, posa diante de um Ferrari enquanto desfruta do entretenimento durante a recepção da European Society of Cataract and RefractiveSurgeons, na Alemanha
Tesoureiro da ESCRS Peter Barry, FRCS, posa diante de um Ferrari enquanto desfruta do entretenimento durante a recepção da European Society of Cataract and RefractiveSurgeons, na Alemanha. A noite destacou comida de vários países europeus, uma banda de jazz ao vivo e carros antigos da Europa. O evento foi patrocinado pela Advanced Medical Optics.
Imagem: Boyle EB, OSN

Nos quatro grupos, quatro casos de estafilococos e cinco de estreptococos desenvolveram sem qualquer antibiótico periocular; quatro casos de estafilococos e três de estreptococos desenvolveram sob gotas tópicas de antibiótico sem injeção; dois casos de estafilococos desenvolveram com cefuroxima intracameral e gotas de placebo; e uma infecção estafilocócica desenvolveu sob cefuroxima intracameral e levofloxacim.

A variação da acuidade visual final nos 11 casos de estafilococos foi 20/80 a 20/20, e nenhum dos casos foram declarados legalmente cegos. Acuidade visual final para oito casos de estafilococos foi 20/20 a nenhuma percepção a luz com cinco casos declarados legalmente cegos.

“Nenhum destes cinco receberam cefuroxima. Portanto, a cefuroxima não apenas reduz sua incidência de endoftalmites, mas se você tiver o azar de pegá-la, ela parece proteger seu resultado visual final”, afirmou Dr. Barry.