LIO de peça única para microincisão apresenta rápida recuperação da visão e baixo astigmatismo induzido
A lente também oferece fácil implantação, de acordo com cirurgiões.
Click Here to Manage Email Alerts
A LIO de peça única feita de acrílico hidrofóbico desenhada para inserção através de uma pequena incisão apresenta potencial para recuperação visual rápida após a operação com baixo astigmatismo induzido cirurgicamente, de acordo com uma pesquisa apresentada na reunião anual da American Society of Cataract and Refractive Surgery.
Hiroko Bissen-Miyajima |
Na pesquisa, a iMICS1 IOL (Hoya Surgical Optics) por microincisão foi implantada através de uma incisão no saco capsular com ajuda do cartucho da Hoya carregado manualmente. Em breve, um sistema de pré-carregamento será disponibilizado para tornar a implantação um processo mais simples, afirmou a Dra. Hiroko Bissen-Miyajima, PhD, em entrevista por e-mail para o Ocular Surgery News.
De acordo com os resultados da pesquisa, no primeiro dia após a cirurgia em 38 olhos de 29 pacientes a média de acuidade visual não corrigida para longe estava um pouco acima de 0,00 logMAR. Uma semana depois, obteve-se 0,00 logMAR, e isso se manteve durante o mês de acompanhamento. A acuidade visual corrigida permaneceu consistente, com poucas mudanças ao longo da pesquisa.
“A maioria das LIOs oferece bons resultados. A vantagem desta LIO específica é a facilidade de implantação e rápida estabilização da refração. Este benefício resulta em rápida recuperação da visão após a operação, o que significa boa acuidade visual não corrigida um dia após a operação”, afirmou a Dra. Bissen-Miyajima.
Menos astigmatismo induzido
Segundo a Dra. Bissen-Miyajima, quase todos os pacientes podem se beneficiar com a cirurgia de microincisão, já que uma incisão menor tem como consequência menos astigmatismo induzido cirurgicamente e mais acuidade visual estável. O tamanho final da incisão após a inserção da iMICS1 IOL foi de 2 mm em 53% dos olhos, 2,1 mm em 21%, 1,9 mm em 21% e 2,2 mm em 5%.
Após a cirurgia, os pacientes apresentaram astigmatismo estável corneano de –0,709 D no primeiro dia, –0,64 D na primeira semana e –0,642 no primeiro mês. De modo geral, a média de astigmatismo induzido cirurgicamente foi de 0,12 D.
“Médicos que estão satisfeitos com cirurgias com pequena incisão de 3 mm ou 2,75 mm deveriam tentar a cirurgia de microincisão”, relatou a Dra. Bissen-Miyajima. “A técnica cirúrgica é semelhante; porém, a redução de 30% na largura da incisão é óbvia ao examinar na lâmpada de fenda e resulta em menos astigmatismo induzido”.
Técnica cirúrgica
Para a Dra. Bissen-Miyajima, a técnica para implantar esta LIO é simples. A facoemulsificação deve ser feita através de uma microincisão, e a LIO deve ser implantada no saco capsular. No estudo, foi feita uma incisão de 1,8 mm a 2,2 mm na córnea clara temporal com capsulorrexia de 5 mm a 5,5 mm.
A lente de peça única é contraindicada em pacientes que requerem implantação de sulco. No caso de zônulas fracas, subluxação ou luxação da lente ou ruptura da cápsula posterior durante o procedimento, deverá ser usada outra lente.
“O comportamento de uma LIO dentro do olho varia dependendo do material”, afirmou a Dra. Bissen-Miyajima. “Esta LIO se expande dentro do olho mais lentamente que a lente AcrySof (Alcon), o que pode ser um benefício ou uma desvantagem”.
Para implantar a LIO, o cartucho deve ser inserido no olho e a lente deve ser impulsionada. Para obter um bom resultado com esta lente, é importante que os cirurgiões conheçam o método ideal de implantação.
“A técnica de colocar o cartucho no local da incisão e usar o túnel de incisão como caminho não é válida para esta LIO”, relatou a Dra. Bissen-Miyajima. “Na falta do equipamento (ponta e manga do ultrassom que atravessam uma incisão de menos de 2 mm) a lente pode ser implantada por uma incisão maior, de 2 mm ou 3 mm abaixo da técnica atual”.
Um desenho tórico da iMICS1 IOL está sendo testado no Japão e deve ser disponibilizado na Europa este ano. – por Stephanie Vasta
- A Dra. Hiroko Bissen-Miyajima, PhD, pode ser contatada no Departamento de Oftalmologia do Tokyo Dental College, Suidobashi Hospital, 2-9-18 Misaki-cho, Chiyoda-ku, Tóquio 101-0061, Japão; 81-3-3262-3421; e-mail: bissen@tdc.ac.jp.
- Divulgação de informações: A Dra. Bissen-Miyajima é consultora paga da Hoya.