Cirurgião explora novas técnicas de vitrectomia
Cirurgião descreve sua experiência com o uso de infusão perfluorocarbono líquido, carbamida para liquefação vítrea e punctura da lâmina cribrosa para estágio final do glaucoma.
Click Here to Manage Email Alerts
Um cirurgião do México está empregando várias técnicas inovadoras para facilitar e melhorar a vitrectomia e seus resultados em pacientes pediátricos, pacientes com retinopatia diabética proliferativa e descolamento de retina e pacientes com glaucoma em estágio final.
Em uma entrevista recente, Dr. Hugo Quiroz-Mercado, da Cidade de México, descreveu seu trabalho com infusão de perfuorocarbono líquido para vitrectomia (PFCL), uso de carbamida para liquefação vítrea e uso de punctura para diminuição da pressão intra-ocular em pacientes com glaucoma em estágio final.
Perfluorocarbono líquido na vitrectomia
Dr. Quiroz afirmou que sua utilização de PFCL na vitrectomia difere do método clássico descrito por Stanley Chang em 1987.
Em um grupo selecionado de pacientes, ele observou que a infusão de perfluorocarbono durante a vitrectomia era seguro e uma possível alternativa a utilização clássica de solução salina balenceada.
“Quando nós realizamos a vitrectomia standard, o volume do segmento posterior é preechido por solução salina balanceada. Nós substuimos a solução salina balanceada por perfusão com perfluorocarbono de modo que a medida que o vítreo é removido, a cavidade vai sendo preenchida por perfluorocarbono no lugar da solução salina balanceada. Isto apresenta várias vantagens”, revelou o Dr. Quiroz à Ocular Surgery News.
Uma vantagem é o ganho adicional de força pela infusão de PFCL, relativa ao peso o material. Isto parece prevenir a formação de bolhas subrretinianas, afirmou.
Outra vantagem é a propriedade do PFCL de tamponar sangramentos e outros fluidos. Se há sangramento na cavidade vítrea, disse Dr. Quiroz, o PFCL pode isolar o sangue, impedindo a formação de retinopatia proliferativa.
Dr. Quiroz disse que o PFCL também possui a propriedade de carrear oxigênio para a retina, uma vantagem em pacientes com isquemia.
“Perfluorocarbono pode oxigenar e manter a cavidade vítrea oxigenada, de maneira análoga a como os pneumologistas realizam a ventilação líquida”, revelou ele. Ele crê que o material apresenta efeitos neuroprotetores.
Dr. Quiroz apresentou um estudo no qual PFCL oxigenado foi utilizado em 28 olhos de 28 pacientes. Dezoito eram portadores de retinopatia diabética proliferativa (RDP) e 10 apresentavam descolamento de retina regmatogênico (DRR). Todos apresentavam uma melhor acuidade visual corrigida de 20/100 ou pior, afirmou. Dos pacientes portadores de RDP, nove receberam infusão de PFCL oxigenado. Os pacientes foram examinados no préoperatório, 1 dia após a cirurgia, 1 semana, 2 semanas, 1 mês e 3 meses após a cirurgia.
O PFCL era infundido continuamente desde o início da cirurgia. Dr. Quiroz utilizou um sistema não reciclável. No fim da vitrectomia ele realizou uma troca PFCL com solução salina para retirar o restante do PFCL da cavidade vítrea.
Dr. Quiroz e colaboradores avaliaram a eficácia do PFCL com um sistema de graduação e dividiram os pacientes em três grupos. O grupo 1 era constituido de pacientes portadores de RDP que receberam PFCL oxigenado. Os pacientes do grupo 2 apresentavam PDR mas receberam PFCL não oxigenado. Os pacientes do grupo 3 apresentavam DDR.
No grupo 1, sete olhos (78%) receberam o maior escore, 5/5. No grupo 2, oito olhos (88%) receberam 5/5 e no grupo 3, nove olhos (90%) receberam 5/5.
Houve poucas complicações. Entretanto ele revela que por fim o PFCL pode formar bolhas subrretinianas em pacientes com diabetes mellitus e retinas descoladas. A bolha é resgatada com auxílio de uma pequena retinotomia, revelou.
Estudos adicionais são necessários, afirmou Dr. Quiroz.
Após a cirurgia com carbamida. | Imagem do OCT. |
Antes da cirurgia com carbamida e do implante da válvula no nervo óptico. Imagenes: Quiroz-Mercado H |
Carbamida para vitreólise
Dr. Quiroz está também investigando o uso de carbamida, ou uréia, para vitreólise em pacientes com diabetes mellitus e em crianças. Ele avalia um composto que ele chama de Vitreosolve (carbamida).
“Nós sabemos que se liquefizermos o vítreo, poderemos oxigenar a retina e a longo prazo realizar a liquefação vítrea para ajudar pacientes diabéticos que não desejam se submeter a fotocoagulação com laser ou se o fizerem, seja de maneira moderada”, disse.
Carbamida era historicamente utilizada em pacienetse com edema cerebral e em portadores de anemia falciforme em crise falcêmica, revelou Dr. Quiroz. Ele afirma ainda que ela é utilizada no tratamento de pacientes com psoríase retirando colágeno da pele. A carbamida o faz desfazendo as ligações entre as fibras de colágeno. Na vitrectomia, espera-se que ela faça o mesmo e auxilie a remoção do vítreo com a liquefação.
A carbamida demonstrou segurança de uso em uma pequena série de 10 pacientes pediátricos. O composto facilitou a retirada do gel vítreo e melhorou o prognóstico, revelou.
Punctura da lâmina cribrosa
Dr. Quiroz está explorando o uso da puncura da lâmina cribrosa durante a vitrectomia via pars plana para redução da pressão intraocular em pacientes com glaucoma avançado e doloroso.
Dr. Quiroz revelou que quando estava realizando a punctura de lâmina cribrosa descrita pelo Dr. Donald D'Amico para oclusão da veia central da retina, notou que o procedimento causava uma redução na pressão intraocular.
“Então me ocorreu fazer uma perfuração na lâmina cribrosa cribrosa para … drenar o aquoso pelo nervo óptico que iria para o espaço subaracnóid e … através da órbita”, disse.
Na técnica, Dr. Quiroz realiza uma vitrectomia e implanta uma cânula desenhada para drenar o aquoso a nível de nervo óptico. Ele afirmou que a pressão intraocular diminuiu de forma consistente em dois pacientes.
Como nas outras técnicas, estudos são necessários para comfirmar sua efetividade, completou.
Para sua informação:
- Dr. Hugo Quiroz-Mercado pode ser contatado na Asociación Para Evitar la Ceguera en México, Hospital Dr. Luis Sánchez Bulnes, Medica Sur, Puente de Piedra 150-514, Mexico DF, CP 14050; +52-55-5606-5245; fax: +52-55-5659-5928; e-mail: hugoquiroz@yahoo.com.
- Jeanne Michelle Gonzalez, redatora da equipe de OSN, especializa-se em manejo administrativo, assuntos da regulamentação e legislação. Ela enfoca geográficamente na America Latina.
Referências:
- Quiroz-Mercado H. Perfluorocarbons perfused vitrectomy (PCPV). A new method for vitrectomy: a safety and feasibility study. Retina Congress: Joint Meeting of the 35th Retina Society and 20th Vitreous Society. San Francisco. 29 September 2002.
- Quiroz-Mercado H. Perfluorocarbon perfused vitrectomy: Animal studies. Am J Ophthalmol. 2004; 137(2):287-293.
- Quiroz-Mercado H. Vitreosolve for vitreolysis. Vitreoretinal Symposium Marburg. Frankfurt, Germany. 2004.
- Quiroz-Mercado H. Pars plana vitrectomy and lamina cribrosa puncture in absolute glaucoma. Ophthalmic Surg Lasers Imaging. 2004;35(3):1-3.
- Wilson CA, Berkowitz BA, Srebro R. Perfluorinated organic liquid as an intraocular oxygen resevoir for the ischemic retina. Invest Ophthalmol Vis Sci. 1995;36:131-141.