Tratamento personalizado permite correção excelente da hipermetropia
Desenvolvimentos tecnológicos nos brindam com opções variadas para o tratamento da hipermetropia, com ou sem astigmatismo.
Os desenvolvimentos tecnológicos atuais nos brindam com opções variadas para o tratamento da hipermetropia, com ou sem astigmatismo.
Mesmo assim, os limites, vantagens e desvantagens continuam sendo tema de discussão.
O advento da ablação personalizada, com diminuição das aberrações de alta ordem (HOA), traz outro tema à mesa de discussão.
Tendo com base as extensas evidências médicas sobre esta técnica, não podemos ignorar suas vantagens.
Estudo
![]() Hugo D. Nano |
Em nossa experiência utilizando VISX Star S4 IR Laser (Advanced Medical Optics), obtivemos excelentes resultados empregando ambos os métodos: Standard e Wavefront.
Em um estudo retrospectivo, com pacientes de nossa clínica, observamos melhora clínica e refrativa em ambos os grupos de pacientes.
Cada grupo era formado por nove pacientes (18 olhos). O grupo Standard apresentou um Equivalente Esférico de +2,31 D (±0,88). A média de idade deste grupo foi de 52,5 anos (variação: 48 a 59 anos).
O grupo com WaveFront apresentou um Equivalente Esférico de +2,41 D (±0,81). Neste grupo a média de idade foi de 54,55 anos (Variação: 46 a 65 anos).
Não houve complicações cirúrgicas ou pós-operatórias.
Os resultados refrativos apresentaram uma excelente estabilidade após um ano de cirurgia.
Em ambos grupos
![]() Pilar Nano |
Com respeito à segurança de ambos os procedimentos, observamos que no grupo em que utilizamos o método Wavefront apenas 2 olhos (11,1%) perderam uma linha em BSVCA, enquanto que no método Standard, seis olhos (72%) perderam uma linha sem causa aparente.
Em relação ao aumento em BSCVA, os dados são mais semelhantes, já que no método Standard cinco olhos ganharam um linha (27,7%) e com Wavefront quatro olhos (22,2%) foram os que atingiram esta performance.
Com relação à previsibilidade, nos dois grupos de pacientes ela foi de ±0,50 D, com uma ligeira tendência à hipercorreção do astigmatismo absoluto naqueles pacientes com WaveFront.
Concluindo, temos em nossas mãos uma ferramenta segura e eficaz para a correção da hipermetropia com ou sem astigmatismo.
Para maiores informação:
- Dr. Hugo D. Nano y Dra. Pilar Nano pode ser encontrado no Instituto de Ojos, Marcelo T. de Alvear 1418 (1060), Buenos Aires, Argentina; +5411-4816-7227; fax: +5411-4811-9636; e-mail: info@hugonano.com.ar and pilinano@gmail.com, respectivamente.