March 01, 2011
8 min read
Save

Resultados visuais da cirurgia de catarata em olhos glaucomatosos dependem da escolha da LIO

Cirurgiões devem equilibrar qualidade de visão, PIO e patologias oculares pré-existentes.

You've successfully added to your alerts. You will receive an email when new content is published.

Click Here to Manage Email Alerts

We were unable to process your request. Please try again later. If you continue to have this issue please contact customerservice@slackinc.com.

Conforme os cirurgiões selecionam cirurgia de catarata como o tratamento indicado para determinados pacientes com glaucoma controlado, a seleção da LIO tem papel vital na otimização dos resultados visuais e na redução de complicações.

Clínicos andam na corda-bamba, equilibrando qualidade de visão, PIO e patologias oculares existentes ao tratar pacientes com catarata e glaucoma. A idade do paciente e seu prognóstico visual a longo prazo também influenciam a escolha de lente que esses pacientes receberão, se poderão recebê-la.

Ao selecionar a lente adequada, um cirurgião deve levar em consideração vários recursos que afetam os resultados visuais, como perda de campo visual, sensibilidade de contraste e presbiopia. O cirurgião também deve pensar nas técnicas de implante e fixação de lentes que podem levar a complicações glaucomatosas.

Dr. Y. Ralph Chu
Y. Ralph Chu

Para pacientes com glaucoma que passam por cirurgia de catarata, os resultados a longo prazo dependem na avaliação detalhada pré-operatória, disse o Dr. Y. Ralph Chu.

“A primeira consideração nos olhos com glaucoma é a avaliação geral da saúde do olho”, disse o Dr. Chu. “Qualquer pessoa que obtém uma lente premium precisa ter olhos saudáveis no presente, mas também manter essa saúde por um longo período futuro”.

Há 10 ou 15 anos, a principal ênfase das opções de LIO para pacientes com glaucoma era a biocompatibilidade. Agora, a ênfase é a qualidade visual e a óptica, disse o Dr. Thomas W. Samuelson, Editor de Seção de Glaucoma da OSN.

Dr. Thomas W. Samuelson
Thomas W. Samuelson

As LIOs multifocais são indicadas para pacientes com glaucoma médio, mas as LIOs asféricas monofocais padrão são mais comumente usadas. Da mesma maneira, em pacientes com glaucoma moderado a grave, o implante mais comumente prescrito é a LIO asférica monofocal padrão, de acordo com o Dr. Samuelson.

“Quando você começa a pensar em óptica e qualidade visual, a melhoria mais notável nos últimos anos foi o conceito de esfericidade e melhorias em sensibilidade de contraste”, disse o Dr. Samuelson.

As LIOs asféricas ganharam proeminência porque a asfericidade é eficiente na correção de aberrações asféricas. A sensibilidade de contraste com LIOs asféricas monofocais é superior à das LIOs multifocais. Como resultado, o uso de lentes multifocais pode ser relativamente contraindicado para pacientes com perda considerável de campo visual junto com perda de sensibilidade de contraste.

Redução da PIO

A facoemulsificação sozinha beneficia muitos pacientes de glaucoma, disse o Dr. Richard A. Lewis.

Dr. Richard A. Lewis
Richard A. Lewis

“A cirurgia de catarata é uma abordagem excelente para o glaucoma”, disse o Dr. Lewis, membro do Conselho sobre Glaucoma da OSN. “As pessoas conseguem ver melhor e a pressão é reduzida em uma grande porcentagem de pacientes”.

O Dr. Steven D. Vold disse que a cirurgia de catarata pode ser o tratamento ideal para pacientes com glaucoma de ângulo fechado.

“A cirurgia de catarata geralmente é o procedimento preferido para glaucoma”, disse o Dr. Vold, principalmente no glaucoma de ângulo fechado.

Por exemplo, a LIO asférica AcrySof IQ ReSTOR com adição de 3 D (Alcon) beneficia pacientes com hipertensão ocular ou com glaucoma controlado e nenhuma perda apreciável de campo visual. A LIO acomodativa Crystalens (Bausch + Lomb) é indicada para pacientes com suspeita de glaucoma, hipertensão ocular ou glaucoma médio. A LIO multifocal Tecnis (Abbott Medical Optics) é indicada para suspeita de glaucoma e início de glaucoma.

O Dr. Vold disse que o efeito de redução de PIO da cirurgia de catarata é mais considerável em pacientes com PIO de referência mais alta.

“Se eles tiverem pressão mais alta e pouco ou nenhum dano ao nervo óptico, a cirurgia de catarata é um tratamento fantástico”, disse o Dr. Vold, acrescentando que pacientes com doença moderada ou avançada também podem obter resultados excelentes.

No entanto, a cirurgia de catarata geralmente oferece apenas uma redução a curto prazo da PIO, geralmente de 6 a 12 meses, disse o Dr. Chu.

Problemas com a sensibilidade de contraste

Pacientes com início de glaucoma e hipertensão ocular controlada que não têm perda apreciável de campo visual podem se beneficiar com as LIOs multifocais. No entanto, as lentes multifocais reduzem a sensibilidade de contraste e podem não ser adequadas para alguns pacientes de glaucoma, disse o Dr. Vold.

Ele usa a LIO multifocal AcrySof ReSTOR com adição de 3 D em pacientes com glaucoma estável e controlado e nenhum defeito visual considerável, que têm menos risco de perda mais progressiva.

Contrariamente, perda considerável de campo visual compensa melhorias na qualidade visual oferecida pelas LIOs multifocais, disse o Dr. Vold. Mesmo com glaucoma moderado, ele disse que se preocupa com o avanço da doença.

O Dr. Samuelson também tem cautela a considerar LIOs multifocais em olhos glaucomatosos com perda considerável de campo visual.

“Eu reluto em usar os implantes multifocais disponíveis atualmente em casos com glaucoma moderado ou grave”, disse o Dr. Samuelson. “Isso não quer dizer que pacientes selecionados não podem obter bons resultados, mas é difícil prever quais serão eles. Eu uso eles em vários pacientes com olhos normais”.

O implante de LIOs multifocais é principalmente problemático em pacientes que não estão satisfeitos com sua visão após a cirurgia, disse o Dr. Samuelson.

“Quanto mais variáveis houver, mais difícil será identificar o que os incomoda”, disse ele. “Por exemplo, se um paciente com defeitos moderados de campo visual reclama da qualidade de sua visão após um implante multifocal, você realmente não pode saber qual a origem do problema. Será o glaucoma? Será a multifocalidade? Será uma combinação dos dois?”

LIOs acomodativas

A seleção do paciente é essencial em casos envolvendo correção de presbiopia, disse o Dr. Samuelson.

“Eu geralmente não uso implantes de correção de presbiopia em pacientes com perda considerável de campo visual”, ele disse.

No entanto, LIOs acomodativas podem melhorar a visão em olhos com glaucoma controlado, disse o Dr. Samuelson.

“O design acomodativo é mais ajustável do que os designs multifocais, então eu geralmente os considero em pacientes com glaucoma moderado”, disse ele.

O Dr. Vold disse que a LIO acomodativa óptica esférica Crystalens melhora a visão para pacientes com glaucoma médio e moderado, mas o implante dessas lentes em olhos com glaucoma grave é contraprodutivo.

O Dr. Vold disse que ele não hesitaria em usar essa lente em pacientes com suspeita de glaucoma, hipertensão ocular ou glaucoma médio, mas não a usaria em glaucoma avançado. “Não faz sentido, pois você não aproveita os benefícios que a lente pode oferecer”, ele disse.

Assim como as LIOs acomodativas no geral, a Crystalens preserva a sensibilidade de contraste mas não oferece visão de perto comparável à das lentes multifocais, disse o Dr. Vold.

“A lente ideal para pacientes de glaucoma, provavelmente será uma LIO acomodativa”, disse ele. “O problema é que ela não oferece visão de perto tão boa, a menos que você faça um tipo de mini-monovisão, onde define um olho não dominante para intermediário a próximo, e para longe com o olho dominante. Elas não têm o intervalo correto”.

Melhorias na acomodação

Uma lente acomodativa que otimiza a visão de perto e de longe seria ideal para todos os pacientes, não apenas os que têm problema de sensibilidade de contraste, disse o Dr. Samuelson.

A LIO acomodativa bifocal Synchrony (Visiogen) pode beneficiar alguns pacientes de glaucoma.

“Visualmente, ela pode ajudar na redução da pressão, devido à acomodação”, disse o Dr. Lewis.

A LIO acomodativa Tetraflex (Lenstec) oferece até 2 D de acomodação e é possivelmente a lente recomendada para uso em pacientes com glaucoma, disse o Dr. Vold.

As LIOS tóricas mostram potencial

A LIO tórica ReSTOR pode significar um avanço na tecnologia de LIO, disse o Dr. Vold. “Não me surpreenderia se ela se tornar uma das LIOs presbiópicas líderes”, disse ele.

As LIOs tóricas são excelentes para a maioria dos pacientes de glaucoma e podem ser subutilizadas, disse o Dr. Vold.

Elas são principalmente indicadas para pacientes de glaucoma que passam por cirurgia de catarata após cirurgia de filtração ou de tubo de drenagem. As LIOs tóricas também são adequadas para pacientes de glaucoma que tiveram cirurgia de catarata combinada e procedimentos de glaucoma pouco invasivos, como Trabectome (NeoMedix), canaloplastia (iScience Interventional) ou inserção de iStent (Glaukos) ou CyPass (Transcend Medical).

“As LIOs tóricas beneficiam pacientes com astigmatismo que passam apenas por cirurgia de catarata”, disse o Dr. Vold. “Minha impressão é que as LIOs tóricas não são completamente utilizadas em cada uma dessas situações por muitos cirurgiões”.

As LIOs tóricas são indicadas para pacientes com glaucoma porque não reduzem a sensibilidade de contraste, disse o Dr. Samuelson. Além disso, elas corrigem o astigmatismo induzido associado à cirurgia de glaucoma.

LIOs fácicas e afácicas

Os designs atuais de LIOs afácicas geralmente não são indicados para a maioria dos pacientes de glaucoma e podem gerar glaucoma secundário.

“Uma delas fica no ângulo e a outra fica atrás da íris e pode causar problemas de glaucoma secundário”, disse o Dr. Lewis. “Eu tenho sérias ressalvas”.

O Dr. Lewis disse que hesitaria em usar qualquer LIO afácica, principalmente porque uma iridotomia é feita com essas lentes e há risco de desenvolvimento de glaucoma. – por Matt Hasson

  • O Dr. Y. Ralph Chu pode ser contatado no Chu Vision Institute, 9117 Lyndale Ave. Sounth, Bloomington, MN 55420; 952-835-0965; fax: 952-835-1092; e-mail: yrchu@chuvision.com.
  • O Dr. Richard A. Lewis pode ser contatado no 1515 River Park Drive, Sacramento, CA 95815; 916-649-1515; fax: 916-649-1516; e-mail: rlewiseyemd@yahoo.com.
  • O Dr. Thomas W. Samuelson pode ser contatado no Minnesota Eye Consultants, 701 E. 24th St. Suite 100, Minneapolis, MN 55404; 612-813-3628; fax: 612-813-3656; e-mail: twsamuelson@mneye.com.
  • O Dr. Steven D. Vold pode ser contatado na Boozman-Hof Regional Eye Clinic, 3737 West Walnut, Rogers, AR 72756; 479-246-1700; e-mail: svold@cox.net.
  • Divulgação de informações: O Dr. Chu é um consultor da Abbott Medical Optics e Bausch + Lomb. O Dr. Lewis é um investigador do teste inicial clínico para Visiogen. O Dr. Samuelson é um consultor para Alcon, Allergan, Abbott Medical Optics, AqueSys, Endo Optiks, Glaukos, iScience, Ivantis, Pfizer, QLT e Santen. O Dr. Vold é um consultor para Alcon, NeoMedix, iScience Interventional, Glaukos e Transcend Medical.