July 01, 2009
2 min read
Save

O microcerátomo mecânico corresponde ao laser femtosegundo em SBK de retalho fino

O dispositivo produziu um leito estromal suave, acelerando a recuperação visual, por um preço mais baixo, afirmam os cirurgiões.

You've successfully added to your alerts. You will receive an email when new content is published.

Click Here to Manage Email Alerts

We were unable to process your request. Please try again later. If you continue to have this issue please contact customerservice@slackinc.com.

Foi comprovado que a criação do retalho com um novo microcerátomo mecânico é comparável à criação do retalho por laser femtosegundo em SBK (sub-Bowman’s keratomileusis), afirmou um cirurgião.

Dr. Gustavo E. Tamayo
Gustavo E. Tamayo

O Dr. Gustavo E. Tamayo comparou a criação do retalho pelo microcerátomo One Use-Plus SBK (Moria) com a criação do retalho pelo laser femtosegundo IntraLase 60 kHz (Abbott Medical Optics) e apresentou os resultados do estudo na reunião da American Society of Cataract and Refractive Surgery.

“Foram produzidos retalhos comparáveis à tecnologia de femtosegundo, um leito suave, quase plano e certamente reproduzível em relação à espessura fina — cerca de 100 µm”, afirmou o Dr. Tamayo.

Retalhos reproduzíveis, quase planos

O Dr. Tamayo citou um interesse repentino na baixa taxa de complicação associada ao LASIK com retalho fino e observou estudos anteriores mostrando que retalhos finos criados pelo microcerátomo eram reproduzíveis, com um leito estromal de alta qualidade. Os retalhos finos de microcerátomo proporcionaram uma recuperação rápida com baixo risco de ectasia corneana, afirmou.

“A LASIK de retalho fino com SBK tem um interesse específico porque as propriedades biomecânicas da córnea devem ser preservadas”, explicou. “Há menos risco de ectasia, claro. Esta técnica resulta em um leito estromal mais fino.”

Os anéis e cabeças do One Use-Plus são de uso único.

“Todos eles são descartáveis, portanto, esta é a primeira grande vantagem, especialmente em alguns centros na Europa, onde é exigido o uso dos instrumentos descartáveis”, afirmou o Dr. Tamayo.

O seu estudo contralateral e prospectivo incluiu 20 olhos que se submeteram à técnica SBK com retalhos feitos com o One Use-Plus e 20 olhos que se submeteram à técnica SBK com retalhos de IntraLase femtosegundo. Todos os olhos se submeteram à paquimetria ultrassônica em todos os exames de acompanhamento.

Ambos os métodos de criação de flap produziram resultados comparáveis, especialmente quanto à espessura do retalho, com um diâmetro do retalho de 9,3 mm.

“A espessura é boa e comparável em ambos os grupos”, afirmou o Dr. Tamayo. “O diâmetro do retalho foi comparável, porém para se obter uma boa centração do retalho, meu anel de sucção no IntraLase precisou ser reposicionado em seis olhos para manter o diâmetro constante.”

Recuperação visual

A espessura do retalho variou pouco da periferia para o centro.

“Ela pode ser reproduzida e pode ser comparada a um retalho com IntraLase, que é completamente plano”, afirmou o Dr. Tamayo. “A qualidade do leito estromal é boa.”

O One Use-Plus proporcionou uma recuperação visual mais rápida nos primeiros dias do pós-cirúrgico, portanto, comparável com a do laser de femtosegundo.

“Há relatórios que afirmam que a recuperação foi melhor ou igual, mas certamente se comparada com IntraLase SBK é boa, igual a um mês”, explicou. “O One Use-Plus também produziu bons resultados biomecânicos na córnea, porém um pouco piores do que o retalho com IntraLase.”

A histerese corneana diminuiu em 5,7% nos olhos com IntraLase e em 10% nos olhos com One Use-Plus. Além disso, o fator de resistência corneana diminuiu em 12% nos olhos com IntraLase e em 20% nos olhos com One Use-Plus, segundo os achados do Ocular Response Analyzer (Reichert), afirmou o Dr. Tamayo.

“Concluindo, o novo Moria [One Use-Plus] é capaz de produzir uma cirurgia LASIK com SBK”, afirmou. “É fácil de usar. O Moria [One Use-Plus] é uma opção excelente para a tecnologia de femtosegundo, e com um preço muito menor.” — por Matt Hasson

  • O Dr. Gustavo E. Tamayo pode ser contatado em Bogota Laser Refractive Institute, Calle 113 #7-45 Torre B, Suite 906, Bogotá, Colombia; 57-1-629-2860; fax: 57-629-2905; e-mail: gtvotmy@telecorp.net.