May 01, 2011
3 min read
Save

LASIK em córneas finas tem comparação positiva com LASIK em córneas espessas

Retalhos finos ofereceram bons resultados visuais e refrativos, segurança e alta previsibilidade, afirma cirurgião.

A LASIK de retalho fino em olhos com espessura corneana de menos de 500 µm resultou em segurança, conforto e resultados visuais e refrativos semelhantes àqueles da LASIK em córneas mais espessas, de acordo com uma pesquisa.

Não houve diferença nas taxas de eficácia, previsibilidade, segurança ou complicação para LASIK quando córneas de menos de 500 µm foram comparadas a córneas de mais de 500 µm, afirmou o Dr. Jan Venter a seus colegas durante o Dia de Subespecialidade Refrativa, anterior à reunião conjunta da American Academy of Ophthalmology e da Middle East Africa Council of Ophthalmology em Chicago.

A LASIK tem demonstrado segurança e eficácia semelhantes àquelas da PRK, afirmou o Dr. Venter.

“Se procurarmos LASIK na literatura médica, ela é menos dolorosa, temos uma recuperação visual mais rápida, usamos menos medicamentos e, no geral, é uma experiência melhor para o paciente”, declarou. “Sua eficácia e segurança são iguais àquelas vistas com ablação de superfície”.

Porém, córneas finas sofrem risco maior que córneas mais espessas em relação ao desenvolvimento de ectasia e keratocono pós-cirúrgicos.

O Dr. Venter descreveu duas teorias que podem explicar a ectasia pós-cirúrgica. A primeira é que o olho anormal tem uma córnea fina na qual o keratocono pode se desenvolver. A segunda é que a córnea fina tem um baixo leito estromal residual inesperado e integridade estrutural insuficiente para evitar a ectasia. Consequentemente, a LASIK de retalho fino é preferível para córneas finas, afirmou o Dr. Venter.

Esfera pré-cirúrgica semelhante, cilindro

O estudo retrospectivo incluiu 81.715 olhos que passaram pela LASIK entre abril de 2008 e março de 2009. Os dados foram divididos em dois subgrupos: 2.181 olhos com córneas mais finas que 500 µm e 79.534 olhos com córneas mais espessas que 500 µm.

Um laser femtosegundo foi utilizado para criar retalhos em córneas finas (espessura do retalho de 100 µm ou menos), e um cerátomo mecânico ou laser femtosegundo foi usado para cortar retalhos em córneas mais espessas que 500 µm. Os pacientes foram acompanhados por 18 a 30 meses.

Os pesquisadores compararam as taxas de previsibilidade, eficácia, segurança e complicação entre os dois grupos de espessuras corneanas. Diferenças entre grupos na esfera pré-cirúrgica e cilindros eram estatisticamente insignificantes, declarou o Dr. Venter.

“Se considerarmos a esfera pré-cirúrgica, não havia diferença significativa exceto nos casos de miopia alta, onde a LASIK em córneas finas seria contraindicado”, ele afirmou.

Diferenças insignificantes entre grupos

Diferenças entre grupos em relação às taxas de acuidade visual não corrigida pós-cirúrgica, segurança e complicações foram estatisticamente insignificantes.

“Acuidade visual não corrigida após 3 meses: sem diferenças. Segurança após 3 meses: sem diferenças. Complicações: sem diferenças”, afirmou o Dr. Venter. “Nós tivemos duas ectasias no grupo de pacientes com córneas espessas. Novamente, sem diferenças. A partir de pesquisas realizadas por [Jorge] Alió e John Marshall, sabemos que a estabilidade corneana é igual àquela da ablação de superfície quando criamos o retalho com um laser femtosegundo”.

Três meses após a cirurgia, somente 1% dos olhos perdeu duas linhas da acuidade visual melhor corrigida em ambos os grupos. Nenhum olho perdeu mais de duas linhas de BCVA.

Os resultados mostraram que 93% dos olhos no grupo de córneas finas e 92% dos olhos no grupo de córneas espessas atingiram uma acuidade visual não corrigida de 20/25 ou mais.

A taxa de complicação foi de 1,19% para córneas finas e 1,08% para córneas mais espessas.

“A LASIK de retalho fino em córneas finas oferece a nossos pacientes e ao cirurgião tanto as vantagens da LASIK quanto as da PRK. Temos ótima recuperação visual, como vemos com a LASIK. Temos o conforto da LASIK. E o ponto mais importante é que temos as mudanças e... a função biomecânicas que vemos com a PRK”. – por Matt Hasson

  • O Dr. Jan Venter pode ser contatado na Optical Express, 22 Harley St, Londres, Reino Unido, W1G 9AP; 44-0207-580-1200; fax: 44-0207-580-1201; email: drjanventer@googlemail.com.
  • Divulgação de informações: Nenhum produto ou empresa aqui mencionados requer divulgação financeira.