March 01, 2008
3 min read
Save

Instrumento para bypass trabecular mostra-se promissor em resultados preliminares

A alta taxa de insucesso nos procedimentos filtrantes tradicionais levou ao surgimento de novas tecnologias.

You've successfully added to your alerts. You will receive an email when new content is published.

Click Here to Manage Email Alerts

We were unable to process your request. Please try again later. If you continue to have this issue please contact customerservice@slackinc.com.

Destaque em Cirurgia de Glaucoma

DANA POINT, Califórnia. — Existe um crescente surgimento de novas tecnologias para tratamento cirúrgico de glaucoma, de acordo com cirurgiã palestrante.

As tradicionais cirurgias filtrantes são assustadoras devido às numerosas complicações a curto e longo prazo disse Dra. Sameh Mosaed aos espectadores do “Ocular Drug and Surgical Therapy Update”.

Algumas destas complicações incluem 1% por ano de risco de endoftalmite e comumente hipotonia com perda da visão e uma alta taxa de falência precoce, Dra. Mosaed disse.

“Os procedimenos filtrantes tradicionais são acompanhados de uma taxa de insucesso precoce de aproximadamente 20%”, Dra. Mosaed relatou. “Estamos sempre procurando novos procedimentos e tecnologias que melhorarão os resultados dos nossos pacientes”.

Novos instrumentos para o ângulo

Muitos instrumentos e tecnologias estão em vários estágios de uso e desenvolvimento, ela informou.

“Alguns destes novos instrumentos tentam atingir as vias naturais de escoamento de fluxo fisiológico do olho”, Dra. Mosaed disse. “Outros tentam fazer um shunt do humor aquoso para vias alternativas, enquanto que outros ainda tentam modular a produção do humor aquoso”.

Novos instrumentos para intervenção no ângulo atualmente em pesquisa incluem instrumentos para bypass trabecular, instrumentos de stenting e shunting, canalização do canal de Schlemm e viscocanalostomia.

A Dra. Mosaed se focou em um desses novos instrumentos, o Trabectome (NeoMedix), que é um instrumento de bypass trabecular.

“Evitar a conjuntiva e Tenon (cápsula) parece ser nossa chave para o futuro sucesso na cirurgia de glaucoma”, referiu Dra. Mosaed. “Resultados preliminares sugerem que este é um novo procedimento promissor, mas experiências adicionais são necessários para melhor definir os resultados a longo prazo”.

A ablação da malha trabecular

O Trabectome foi aprovado há mais de um ano nos E.U.A. pela Food and Drug Administration para tratar o glaucoma juvenil e do adulto. Utiliza o eletrocautério para fazer a ablação de 90º a 180º da malha trabecular e a parede interna do canal de Schlemm, enquanto protege os canais coletores, afirmou a Dra. Mosaed.

“Isto permite acesso direto do humor aquoso ao canal e depois aos canais coletores, assim seguindo a corrente do fluxo, realmente restabelecendo a via natural do fluxo fisiológico do olho”, ela comentou.

“O princípio mecânico é similar para goniotomia ou trabeculotomia, mas a grande diferença reside neste instrumento realmente fazer a ablação da rede trabecular”, a Dra. Mosaed falou. “A remoção da malha trabecular minimiza a potencial fibrose e fechamento da abertura para o canal de Schlemm”.

Console e probe manual

O Trabectome tem um console central com pólo IV no topo para conter a solução salina balanceada. O pedal, que controla a peça manual, está localizado na parte de baixo.

O probe manual do Trabectome tem várias características importantes, incluindo a porta de irrigação, que ajuda a manter a câmara anterior durante o procedimento. Ainda possui uma porta de aspiração para remover quaisquer debris produzidos durante a ablação, e um eletrodo ativo e de retorno, que compreende o elemento eletrocirúrgico bipolar do instrumento. Também possui uma luva isolante que protege a parede externa do canal de Schlemm de qualquer lesão colateral.

Resultados clínicos

A Dra.Mosaed e colegas realizaram tratamento para glaucoma de ângulo aberto com o Trabectome em mais de 350 pacientes, incluindo pacientes pediátricos, desde que foi aprovado nos E.U.A., em Janeiro de 2006.

Os resultados do primeiro estudo clínico para o Trabectome envolveram 49 pacientes consecutivos com glaucoma de ângulo aberto em uma população basicamente hispânica, Dra. Mosaed relatou.

Em média, os pacientes apresentaram PIO pré-operatória de 24 mm Hg com tratamento medicamentoso máximo, ela disse. Com 40 meses de follow-up pós-operatório, a média da PIO dos pacientes reduziu para 15.4 mm Hg com ou sem medicações.

“Isto representa uma redução de 35% na PIO basal”, Dra. Mosaed confirmou.

Complicações esperadas

Não houve relação do procedimento com o Trabectome com câmaras anteriores estreitas no pós-operatório, hipotonia, infecção, progressão de catarata, vazamento da incisão, formação de bolhas, efusão coroidal ou redução na acuidade visual em mais de duas linhas, ela disse. Entretanto, algumas das complicações incluem hifema transitório, que se resolve em 1 semana, defeitos epiteliais corneanos, que são comuns nos diabéticos, e picos de PIO no pós-operatório.

Aproximadamente metade dos pacientes que foram submetidos ao procedimento, necessitaram de pelo menos uma medicação anti-glaucomatosa no pós operatório para controlar a PIO, Dra. Mosaed relatou.

“A maioria dos pacientes tratados até então, começaram com pressões e 21 mm Hg, ficando assim pouco claro o quanto eficaz isto é para nossos casos mais avançados de glaucoma, que realmente necessitam de uma pressão entre 8 mm Hg e 12 mm Hg”, ela disse. “Porém, isto não impossibilita a cirurgia filtrante padrão, e se os pacientes falharem em alcançar seu objetivo com Trabectome, ainda poderão ser submetidos a procedimentos mais invasivos, já que este entra no espectro de tratamento como intervenção cirúrgica primária”.

Para maiores informações:
  • Dra. Sameh Mosaed, pode ser contatada no Departamento de Oftalmologia , 118 Med Surge I, Irvine, CA 92607- 4375; 949-824-4122; an be reached at Department of Ophthalmology, 118 Med Surge I, Irvine, CA 92697-4375; 949-824-4122; fax: 949-824-4015; e-mail: smosaed@uci.edu. Dra. Mosaed é consultora da NeoMedix.
  • NeoMedix, fabricante do Trabectome, pode ser contatado na 15042 Parkway Loop, Suite A, Tustin, CA 92780; 714-258-8355; fax: 714-258-8356; Web site: www.trabectome.com; e-mail: info@trabectome.com.
  • Daniele Cruz é Correspondente da OSN, sediada em Philadelphia, U.S.A..