May 01, 2009
1 min read
Save

Grande área epidêmica interrompe a transmissão da cegueira de rio

Os pesquisadores relatam que sete áreas endêmicas da América Latina evitaram a disseminação da doença.

You've successfully added to your alerts. You will receive an email when new content is published.

Click Here to Manage Email Alerts

We were unable to process your request. Please try again later. If you continue to have this issue please contact customerservice@slackinc.com.

Uma equipe internacional de pesquisadores liderada pelo Dr. Rodrigo Gonzalez, da Universidad del Valle de Guatemala, relatou que a transmissão da oncocercose, ou cegueira de rio, foi erradicada em Escuintla, na Guatemala, anunciou o Carter Center em um comunicado à imprensa. Escuintla é uma das maiores entre sete áreas endêmicas no hemisfério ocidental a interromper a transmissão da doença.

A oncocercose, causada por uma filária ou verme redondo conhecido como Onchocerca volvulus, é transmitida para humanos pela picada de uma mosca negra infectada. O parasita causa lesões que podem provocar cegueira e doenças de pele.

Os achados deste projeto, publicados em PLoS Neglected Tropical Diseases, evidenciam a ausência de lesões oculares e infecção de crianças em idade escolar como resultado de uma educação na área de saúde e da distribuição semestral do medicamento Mectizan (ivermectina, Merck & Co.), doado pela empresa.

O Ministro da Saúde Pública e Serviço Social da Guatemala forneceu Mectizan a 85% da população de risco de Escuintla, que chegava a 50.000 indivíduos, desde 2001. Em 2007, uma análise estabeleceu que a transmissão havia sido erradicada e o tratamento semestral podia ser interrompido. Atualmente, Escuintla está em fase de vigilância de 3 anos, para garantir que não haja recorrência da infecção.

“Em poucos anos — com trabalho contínuo e vontade política crescente — a cegueira de rio nunca ameaçará novamente as Américas”, afirmou o Dr. Frank O. Richards Jr., co-autor do Carter Center’s River Blindness Program. “A erradicação da transmissão em Escuintla é uma vitória importante para a campanha de eliminação desta doença devastadora”.

Atuando com base em uma resolução da Organização Panamericana de Saúde, o Onchocerciasis Elimination Program for the Americas (Programa de Erradicação da Oncocercose para as Américas) visa erradicar a transmissão do O. volvulus, em todos os países endêmicos, como o Brasil, Colômbia, Equador, Guatemala, México e Venezuela até 2012. — Stephanie Vasta

Referência:

  • Gonzalez RJ, Cruz-Ortiz N, Rizzo N, et al.Gonzalez RJ, Cruz-Ortiz N, Rizzo N, et al. Successful interruption of transmission of Onchocerca volvulus in the Escuintla-Guatemala Focus, Guatemala. PLoS Negl Trop Dis.PLoS Negl Trop Dis. 2009;3(3):e404.doi:10.1371/journal.pntd.0000404.