March 01, 2007
2 min read
Save

Estudo mostra aumento da PIO durante levantamento de peso

Em levantadores de peso, a elevação da PIO é maior quando eles prendem a respiração durante o levantamento.

You've successfully added to your alerts. You will receive an email when new content is published.

Click Here to Manage Email Alerts

We were unable to process your request. Please try again later. If you continue to have this issue please contact customerservice@slackinc.com.

Destaque em Glaucoma

Levantadores de peso normalmente apresentam uma elevação da PIO durante o levantamento de peso, de acordo com um novo estudo. O aumento é marcadamente maior quando eles prendem a respiração durante o levantamento, de acordo com o estudo publicado na edição de Setembro da Archives of Ophthalmology.

Estudos prévios mostram que treinamento com peso leva a uma redução pós exercício da PIO, se comparado aos níveis pré exercício, mas esse é o primeiro estudo que examina alterações da PIO durante o exercício, dizem os autores.

Dr. Geraldo Magela Vieira, da Universidade Católica de Brasília, e seus colaboradores mediram a PIO de 60 olhos de 30 homens saudáveis antes, durante e após o levantamento de peso. Os voluntários, de idade entre 18 e 40 anos, realizaram duas séries de 4 repetições de levantamento de peso na posição supina, com 80% da carga máxima. A PIO foi medida durante a repetição final quando o voluntário tinha a barra levantada.

Na primeira série, orientou-se para não expirar durante a repetição final e a PIO foi medida no olho direito. A PIO aumentou em 27 pessoas (90%), de um nível médio pré exercício de 18,6 mm Hg para 23,0 mm Hg durante o exercício. Nove pessoas (30%) sofreram aumento de mais de 5 mm Hg, de acordo com o estudo.

Na segunda série, as pessoas respiraram normalmente durante o exercício e a PIO foi mensurada no olho esquerdo. A PIO aumentou em 18 pessoas (62%), do nível médio pré exercício de 18.8 para 21.0 mm Hg durante o esforço. Seis pessoas (21%) apresentaram aumento de mais de 5 mm Hg, de acordo com o estudo.

A diferença entra a alteração média PIO durante a primeira série (4.3 ± 4.2 mm Hg) e a segunda (2.2 mm Hg) foi estatisticamente significativa (P = .02), disseram os autores.

Causas do aumento

Os autores sugerem que o aumento da PIO pode ser devido a manobra de Valsalva. Manobra esta que causa um aumento da pressão venosa intratorácica, que é transmitida através das veias jugulares, orbitais e vorticosas para a coróide, levando a um aumento da PIO. Um estudo prévio que simulou a manobra de Valsalva demonstrou um aumento da PIO, acrescentaram os autores.

Do mesmo modo, o maior aumento da PIO observado quando os voluntários prenderam a respiração parece ser devido ao ar retido, aumentando pressão venosa intratorácica e a PIO, de acordo com o estudo.

A manobra de Valsalva também explica a pequena redução da PIO em alguns levantadores de peso, como sugerido em um estudo prévio no qual vemos que pressão arterial sistêmica poderia reduzir o volume sangüíneo intraocular, resultando na diminuição da PIO, dizem os autores.

Risco de glaucoma

Estudos prévios têm mostrado maiores taxas de glaucoma de pressão normal em pacientes que apresentam aumentos transitórios da PIO causados por pressão intratorácia ou intraabdominal. Os autores, portanto, alertam que levantamento de peso por tempo prolongado “pode ser um potencial risco para o desenvolvimento ou progressão de glaucoma”. Estudos adicionais sobre levantamento de peso estão em andamento para avaliar o efeito do exercício em pessoas mais velhas, pessoas com glaucoma e pessoas com muitos anos de prática em levantamento de peso, disseram os autores.

Para mais informações:
  • Dr. Robert Rich, autor correspondente desse estudo, pode ser encontrado no Serviço de Glaucoma, Departmento de oftalmologia, New York Eye and Ear Infirmary, 310 E 14th St, New York, NY 10003; e-mail: ritchmd@earthlink.net.
Referencia
  • Vieira G, et al. Intraocular pressure variation during weight lifting. Archives of Ophthalmology. 2006;124:1251-1254.
  • Andy Moskowitz é redator da OSN, e cobre todos os aspectos de oftalmologia e também escreve diariamente para o OSNSuperSite.com.