Droga anti-VEGF é promissora para os olhos com NVC não-relacionada à DMRI
Bevacizumab foi particularmente eficaz em olhos com miopia, trauma e inflamação.
Click Here to Manage Email Alerts
Virgilio Morales- Cantón |
A administração intra-vítrea de bevacizumab parece eficaz em estabilizar e melhorar a visão de olhos com neovascularização coroidal não-associada à degeneração macular relacionada à idade, de acordo com os resultados do Pan-American Collaborative Retina Study Group.
“Bevacizumab intra-vítrea resultou na melhora ou estabilização da acuidade visual no sexto mês, em 96% dos olhos. A melhora em si foi observada em 66%”, disse Dr. Virgilio Morales-Cantón no congresso anual da American Society of Retina Specialists.
Melhora Visual
Dr. Morales-Cantón e colaboradores revisaram os resultados de 80 olhos que foram submetidos ao tratamento com uma ou mais injeções intra-vítreas de Avastin (bevacizumab, Genentech) para neovascularização coroidal, em oito centros. Especificamente, 53 olhos receberam injeções de 2.5 mg e 27 receberam injeções de 1.25 mg.
“Novas injeções foram administradas como necessário”, disse Dr. Morales-Cantón. Enfim, 40 olhos receberam apenas uma injeção, enquanto 23 olhos necessitaram de duas injeções, 10 olhos requereram três injeções, cinco olhos foram submetidos à quatro injeções, e em dois olhos foram necessárias cinco injeções.
A neovascularização foi classificada como tipo 1 em 30% dos olhos e tipo 2 em 70%. Os pacientes foram acompanhados por 6 meses.
A média da acuidade visual inicial foi de 20/250. Já, a média da acuidade visual melhorou para 20/160 no 1º mês, 20/125 no 3 º mês e 20/100 no mês 6.
“Houve uma melhora de duas linhas em 66% dos casos, 30% não houve modificação e a acuidade visual diminuiu em 4% dos casos,” ele mostrou.
Etiologias secundárias
Todos os pacientes apresentaram fatores de risco para NVC. Mais especificamente, 33 pacientes eram míopes, 15 pacientes apresentavam condições idiopáticas, 11 pacientes eram portadores de estrias angióides, sete pacientes sofriam de outro tipo de inflamação, seis pacientes apresentavam retinopatia serosa central, cinco pacientes tiveram trauma ocular e três pacientes outras condições secundárias.
Pacientes com miopia, trauma ocular e inflamação adicional obtiveram os melhores resultados, enquanto que pacientes com estrias angióides mostraram os resultados mais pobres.
Resultados anatômicos
Os investigadores realizaram avaliações com OCT nos 40 pacientes, antes de iniciar o tratamento e com seis meses de follow-up. Destes pacientes, 32 revelaram uma diminuição de 80% na espessura foveal, enquanto oito apresentaram um espessamento foveal de 20%.
A espessura foveal diminuiu, em média, de 339 µm do início do tratamento para 274 µm no mês 6 de follow-up.
Para maiores informações:
- Dr. Virgilio Morales-Cantón pode ser contactado no Serviço de Retina do Hospital Dr. Luis Sánchez Bulnes, Asociación para Evitar la Ceguera no México, Puente de Piedra 150-515; +52-55-5666-3383; fax: +52-55-5666-8379; e-mail: vmoralesc@mac.com. Dr. Morales-Cant ón não possui interesses financeiros nos produtos abordados neste artigo, assim como não recebe como consultor de qualquer companhia aqui mencionada.
- Genentech, o fabricante do Avastin, pode ser contatactado na 1 DNA Way, South San Francisco,CA 94080-4990, U.S.A.; +1-650-225-1000; Web site: www.gene.com.
- Jessica Loughery é Redatora da OSN, quem abrange todos os tópicos da oftalmologia.