March 01, 2005
2 min read
Save

Ceratoplastia a laser assistida por paquimetria obtém bons resultados

O procedimento pode reduzir a necessidade de ceratoplastia penetrante em 80% dos pacientes portadores de ceratocone, sugere um cirurgião.

Um procedimento de enxerto lamelar a laser guiado por paquimetria alcançou bons resultados em olhos com ectasia e outras patologias que normalmente necessitariam de transplante de córnea penetrante, afirmou Dr. César Carriazo, de Barranquilla, Colômbia, em uma entrevista.

A paquimetria corneana é utilizada para medir a espessura corneana em todo local a ser transplantado. Estes dados são analisados com o uso de um software especial e as informações são compartilhadas com um excimer laser (Schwind Esiris) para obtenção de uma ablação customizada em relação a profundidade e forma. O enxerto corneano doador, do qual são retirados o endotélio e a membrana de Descemet, é então implantada no local.

“Com este procedimento, seremos ca-pazes de evitar o transplante penetrante em cerca de 80% dos pacientes”, afirmou Dr. Carriazo.

Procedimento

Dr. Carriazo afirmou que tem utilizado a técnica de desde 1999 e apresenta bons resultados em 65 pacientes tratados.

Ele inicialmente realizou múltiplas paquimetrias manualmente, mas atualmente usa o câmara rotativa do Oculus Pentacam para gerar um mapa paquimétrico de toda córnea.

“Se você usar o sistema manual, as medidas paquimétricas de pontos diferentes em cada quadrante da córnea terá que ser transferida para o software PALK junto com as medidas da zona ótica e do leito estromal que você quiser deixar na córnea, de forma que sejam transferidas para o laser”, afirmou Dr. Carriazo. “Estou agora fazendo o mapa paquimétrico com o Pentacam e transferindo-o direto para o PALK software”.

Ele afirmou ainda que o procedimento baseado em paquimetria leva em consideração as variações significativas de espessura das córneas ectásicas. O laser, guiado pelo mapa paquimétrico, remove quantidades variáveis de tecido em pontos diferentes, deixando um leito de 100 µm acima do nível da membrana de Descemet.

A tecnologia do flying-spot excimer laser cria um leito estromal de espessura uniforme, com uma superfície lisa e limpa para o implante do enxerto doador, revela Dr. Carriazo. O sistema eye-tracking provê um tratamento com centração perfeita.

Ele afirmou que uma lamela do enxerto doador pode ser obtida com sistemas diferentes de acordo com a idade e com as condições do tecido doador e receptor. Enquanto um microcerátomo pode ser utilizado em patologias mais superficiais, um trépano é preferível em patologias mais profundas, já que um corte mais vertical dos bordos da lamela irá selar de forma mais concisa junto ao leito estromal do receptor, afirmou. A camada endotelial pode ser removida da lamela manualmente ou com o laser.

“Em uma córnea relativamente velha, a remoção manual do endotélio é mais fácil, mas em doadores jovens o programa PTK do excimer laser é mais eficaz”, revelou Dr. Carriazo.

image
Software Pachy-Link de Carriazo.

image
Ablação com o laser, utilizando o Pachy-Link.
Fonte: Carriazo C

Vantagens

Além do ceratocone e outras formas de ectasia corneana, as indicações de PALK são cicatrizes corneanas, astigmatismo irregular, complicações de cirurgia refrativa, leucomas, distrofias e irregularidades corneanas. O método, de acordo com Dr. Carriazo, apresenta uma série de vantagens, incluindo a ausência de rejeição endotelial, complicações cirúrgicas menos freqüentes, menor risco de se necessitar de uma ceratoplastia penetrante no futuro e uma recuperação mais rápida. Além do mais, não há necessidade da córnea do doador ter um número alto de células endoteliais viáveis.

“Os pacientes mantém seu próprio endotélio e o procedimento causa perda mínima de células endoteliais. Inicialmente, quando utilizávamos o procedimento manual, havia 14% de perda de células endoteliais por micro perfurações. Com o novo procedimento, a média de perdas é de menos de 10%”, revelou.

Num futuro próximo, as conexões entre aberrometria e a topografias levarão a mais inovações neste procedimento, conclui Dr. Carriazo.

Para sua informação:
  • Dr. César Carriazo pode ser contatado no Centro Oftalmologico Carriazo, Calle 86 No. 49C-69, Barranquilla, Colômbia; +57-3785858; fax: +57-3786332; e-mail: ccarriazo@carriazo.com.
  • Michela Cimberle é correspondente da OSN baseada em Asolo, Itália.